Prestes a sair de linha no Brasil, onde está disponível somente na versão Stepway da velha geração, o Sandero faz sucesso na Europa. Em janeiro, o hatch assumiu a liderança entre os mais vendidos por lá. Foi a primeira vez que o modelo da Dacia fechou um mês em primeiro lugar, superando medalhões como, por exemplo, o Peugeot 208. Ao todo, o compacto emplacou 20.836 unidades. Dessa forma, cresceu 20% em relação a dezembro.
Esta terceira geração do Dacia Sandero, que mantém a proposta de carro de entrada, não chegou ao Brasil. O hatch tem faróis conectados por um friso na dianteira e para-choques mais robusto. Na traseira, há detalhes como o nome Dacia na tampa. Sob o capô, traz o motor 1.0 SCe a gasolina capaz de gerar 65 cv de potência. O câmbio é manual de cinco marchas. Mas há opção do 1.0 TCe turbo de 100 cv com câmbio CVT que simula seis velocidades.
Mais vendidos
No ranking geral, o Sandero ganhou a disputa com folga no primeiro mês do ano. Em seguida vem SUV Volkswagen T-Roc, que vendeu pouco mais de 17 mil unidades. Na sequência, aparece a dupla Toyota Yaris (3°) e Yaris Cross (4°), e o Renault Clio fecha o “top 5”. Então surgem modelos conhecidos dos brasileiros, como Dacia Duster, Fiat 500 e VW Tiguan.
Os 10 carros mais vendidos da Europa em janeiro
- 1º) Dacia Sandero: 20.836
- 2º) Volkswagen T-Roc: 17.754
- 3º) Toyota Yaris: 16.004
- 4º) Toyota Yaris Cross: 15.825
- 5º) Renault Clio: 14.146
- 6º) Dacia Duster: 13.722
- 7º) Peugeot 208: 13.275
- 8º) Fiat 500: 13.042
- 9º) Opel Corsa: 13.003
- 10º) Volkswagen Tiguan: 11.860
Novo SUV da Renault no Brasil?
Em novembro de 2022, um novo SUV compacto da Renault apareceu em testes no Brasil. O utilitário vai substituir o Stepway. A previsão é de que o novo modelo seja lançado em meados de 2023. O mais interessante é que o utilitário será feito na plataforma modular CMF-B, presente nos carros globais da marca francesa. Ou seja, a base renderá ter outros modelos e permite a eletrificação, o que pavimentará o caminho da Renault para lançar híbridos flex.
O SUV será menor que o Duster e terá motor 1.0 turbo flex para concorrer diretamente com Fiat Pulse e VW Nivus. Por ora, não há especificações. Mas, a princípio, acredita-se que o motor deva render 120 cv de potência. Afinal, na Europa, o 1.0 turbo entrega 100 cv e 16,3 mkgf de torque. Contudo, no Brasil, a tecnologia flex vai elevar os números com o uso de etanol. O câmbio, por sua vez, será automático do tipo CVT, ou seja, com foco na economia.