A BYD vai anunciar oficialmente a compra da fábrica que era da Ford nesta terça-feira (4), conforme antecipou na última semana o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Com a compra da unidade, a marca terá condições de produzir seus carros elétricos no País. E o próximo lançamento da montadora chinesa, o hatch de entrada Seagull, poderá ser o modelo a bateria mais barato à venda no mercado brasileiro.
Embora a BYD ainda não tenha confirmado, o Seagull é uma das grandes apostas para o Brasil. O modelo, inclusive, surgiu no Instituto Nacional de Propriedade Veicular (INPI) no começo de junho. Os desenhos não confirmam exatamente a chegada do hatch, mas as recentes promessas de modelos elétricos competitivos indicam que sim, o Seagull logo estará entre nós.
BYD Seagull tem motor elétrico de 75 cv
Com cinco portas e espaço para quatro adultos, o BYD Seagull lembra as dimensões do finado Volkswagen Up!, que saiu de linha em 2022. Ao todo, o hatch mede 3,7 metros de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 de altura. Além disso, o entre-eixos é curto e tem 2,5 metros. No entanto, o tamanho do carro deixa evidente sua proposta urbana. E o conjunto elétrico reforça isso.
O hatch usa um motor elétrico de 55 kW de potência, o equivalente a 75 cv, número semelhante ao de um motor 1.0 flex a combustão. A autonomia varia conforme o pacote de baterias escolhido pelo proprietário na compra. Com uma bateria de 30 kW de capacidade, o modelo atinge até 305 km. Já com a bateria de 38 kW, a autonomia alcança 405 km.
Hatch tem a tradicional central giratória
Seja como for, a BYD apresentou um Seagull renovado na China. E as alterações podem antecipar o visual do modelo aqui no Brasil. Nas imagens, o hatch surgiu com um visual interno bastante parecido com o recém-lançado Dolphin. Na cabine há, por exemplo, acabamentos em azul nos assentos, painel central, volante e portas. Além disso, adotou também um design mais esportivo nos bancos.
O crossover, assim como seus irmãos maiores, conta com uma central multimídia giratória. No entanto, de 10,1 polegadas. Ou seja, é menor que a do Dolphin que tem 12,8″. Há também um cluster 100% digital atrás do volante, carregamento sem fio para celular, porta-copos e volante esportivo de três raios. Destaque também para os comandos abaixo da central.
Carro elétrico mais barato do Brasil?
Quando chegar no mercado nacional, o Seagull deverá custar menos que o Dolphin, que parte de R$ 149.800. Dessa forma, é bem possível que o hatch fique na faixa entre R$ 100 e R$ 120 mil. Com isso, pode se tornar o carro elétrico mais barato do Brasil. Mas o jeito é esperar para entender os próximos passos da BYD.
Enquanto isso, o Jornal do Carro buscou entender mais sobre os planos da BYD para a produção nacional. De acordo com uma fonte, a marca quer iniciar a produção local com carros de volume. Desse modo, “O SUV híbrido Song Plus, que vem tendo ótima aceitação de mercado, é o candidato para ser um dos modelos que entrarão em produção. Nessa mesma linha, tem o recém-lançado Dolphin, cujo preço convidativo vem cravando bons números de vendas. Então, no pensamento atual, são os dois fortes candidatos que vingarão nessa empreitada”, revela a fonte.
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