Você está lendo...
Os carros que a BYD pode produzir na fábrica da Bahia que era da Ford
Notícias

Os carros que a BYD pode produzir na fábrica da Bahia que era da Ford

BYD ainda não especificou cronograma de implantação da fábrica baiana, mas Dolphin e Song Plus serão os primeiros veículos produzidos localmente

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

30 de jun, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

elétricos
Desvalorização não pode ser o único indicador para a compra, afinal, deve-se levar em conta pontos como autonomia e custo de manutenção
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Na próxima terça-feira, dia 4 de julho, a BYD vai anunciar a compra da fábrica que era da Ford em Camaçari (BA). Tal como o Jornal do Carro antecipou há poucas semanas, a montadora chinesa pretende produzir desde automóveis a ônibus e baterias na unidade baiana. O local onde eram produzidos o Ford Ka (versões hatch e sedã) e o SUV Ecosport tem grande capacidade de produção e amplo terreno, o que deve tornar o polo ao norte de Salvador o maior da BYD fora da China.



Desse modo, a fabricante chinesa poderá lançar carros elétricos feitos no Brasil e iniciar uma revolução na indústria local. O cronograma de implantação da fábrica ainda permanece em segredo. Entretanto, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), disse por meio de redes sociais que a BYD, na próxima semana, revelará tanto o calendário quanto os veículos que serão fabricados localmente.

Song Plus e Dolphin

Para entender essa questão, o Jornal do Carro foi atrás de respostas e obteve a informação de que a BYD quer iniciar a produção local com carros de volume. Desse modo, “O SUV híbrido Song Plus, que vem tendo ótima aceitação de mercado, é o candidato para ser um dos modelos que entrarão em produção. Nessa mesma linha, tem o recém-lançado Dolphin, cujo preço convidativo vem cravando bons números de vendas. Então, no pensamento atual, são os dois fortes candidatos que vingarão nessa empreitada”, revela a fonte.

Publicidade


BYD
BYD Song Plus tem mecânica híbrida (BYD/Divulgação)

Durante o lançamento do Dolphin no Brasil, na quarta-feira (28), a BYD já havia sinalizado que teria uma fábrica de carros elétricos na Bahia. Agora, porém, a negociação chegou ao fim, afinal, o governador da Bahia afirmou ter se reunido, em Brasília (DF), com a vice-presidente global da BYD, Stella Li, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) para acertos finais.

Possível cronograma

A princípio, a estimativa é que a fábrica fique pronta até 2025. De acordo com o cronograma, duas linhas de montagem ficam prontas no último trimestre de 2024. A primeira unidade a operar será a de processamento de fosfato e lítio (das baterias). A expectativa é que a linha de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in comece a operar em janeiro de 2025.


BYD Yuan Plus
BYD Yuan Plus (DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

No Brasil

A BYD é a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia e veículos 100% elétricos. Ao Brasil, no entanto, chegou em 2015, com uma fábrica de ônibus elétricos, em Campinas (SP). Atualmente, a marca vende os elétricos Dolphin, D1, Tan, Han, Yuan Plus e o SUV híbrido plug-in Song Plus no Brasil.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião