O ano que está no fim marcado por vários lançamentos de carros no Brasil. No entanto, para que novos jogadores entrem em campo, é preciso que outros saiam de cena. O Jornal do Carro listou 10 carros que saíram de linha ao longo de 2022. A lista é eclética. Portanto, reúne desde nomes consagrados como outros que, possivelmente, deram adeus sem o público sequer percebesse. Confira:
1 – Volkswagen Gol e Voyage
A dupla da Volkswagen certamente leva o título de despedida mais emblemática do ano. Após 42 anos de mercado, o Gol deu adeus ao mercado, bem como o Voyage, tão veterano quanto o hatch mesmo com menos tempo de estrada. Para o Gol, a VW preparou até uma edição de despedida, a Last Edition. O Voyage, por sua vez, saiu à francesa, sem homenagens. O substituto do hatch é o Polo Track, cuja pré-venda está em andamento. Para o Voyage, contudo, não há um substituto direto. Isso porque o sedã mais barato da marca passa a ser o Virtus, cujo preço parte de R$ 113.800 na versão 200 TSI.
2 – Suzuki Jimny
Os apaixonados por off-road ficaram órfãos do Suzuki Jimny em 2022. O valente jipinho não resistiu às novas normas do Proconve L7, que definiu regras mais rígidas para emissões de poluentes e nível de ruídos. Com isso, o Jimny deixou de ser produzido em Catalão, Goiás, onde era montado desde 2012. Dessa forma, a Suzuki não fabrica mais nenhum modelo em nosso país. Quem quiser um Jimny, terá de optar pelo Sierra, lançado em 2019. Importado do Japão, tem motor 1.5 de 108 cv custa a partir de R$ 158.990. Aliás, o Jimny Sierra é o único Suzuki disponível atualmente no Brasil.
3 – Caoa Chery Tiggo 2 e Tiggo 3X
Os dois SUVs de entrada da Caoa Chery se despediram este ano em função da interrupção temporária das operações da fábrica da marca em Jacareí, SP. A paralisação, segundo a companhia, dura até 2025. Neste período, a empresa sino-brasileira fará alterações na planta para produção de futuros modelos híbridos e elétricos. Assim, os SUVs Tiggo 2 e Tiggo 3X tiveram suas produções locais encerradas. Dessa forma, o SUV de entrada da marca passa a ser o Tiggo 5X PRO, a partir de R$ 164.990. A reboque da interrupção das atividades em Jacareí, os sedãs Arrizo 6 e Arrizo 6 PRO também deixaram de ser nacionais. Contudo, eles não se despediram do mercado. Agora, os modelos passam a vir importados da China.
4 – Hyundai ix35 e HB20X
Tal como o Suzuki Jimny, os Hyundai ix35 e HB20X sucumbiram às exigências do Proconve L7 em 2022. No caso do SUV, a situação era menos favorável em virtude dos baixos números de vendas nos últimos meses. O hatch, por sua vez, era o único HB20 equipado com o motor 1.6 16V flex, de até 128 cv. Neste caso, os custos de atualização desse motor para equipar apenas um modelo da gama não se justificavam. Assim, o aventureiro também deu adeus ao nosso mercado em janeiro. Embora o HB20 tenha recebido uma nova geração em julho, a marca optou por não relançar a versão aventureira.
5 – BMW X2
O BMW X2 andava meio esquecido pelo público brasileiro em 2022. Por conta disso, a BMW optou por retirá-lo do catálogo em fevereiro. Diferentemente do irmão X1, o X2 não tinha produção local. Reestilizado no exterior no final de 2021, a BMW não descarta voltar a oferecer o SUV por aqui. Quando se despediu, o X2 era oferecido com duas opções de motorização: 1.5 três cilindros turbo de 136 cv e 22,4 kgfm de torque e outro 2.0 quatro cilindros turbo de 306 cv e 45,9 kgfm.
6 – Volvo S60 e S90
Outro caso de modelos que acabaram “esquecidos” e sucumbiram às baixas vendas. Os sedãs S60 e S90 da Volvo não resistiram à preferência do público aos SUVs – inclusive aos da própria marca. Aliás, essa movimentação não é exclusividade do nosso mercado. Desse modo, os modelos deixaram de ser importados no início de 2022. Por enquanto, a Volvo está focada em ampliar sua oferta de elétricos, como o C40, por exemplo. Os sedãs, contudo, devem ganhar nova geração eletrificada em breve. O retorno ao Brasil, porém, é incerto.
7 – Mitsubishi Outlander Sport
Basicamente um ASX reestilizado, o Outlander Sport não resistiu à crise dos semicondutores, tampouco ao Proconve L7. Sua produção estava em stand by desde o começo do ano. A marca trabalhava para adequá-lo às novas regras de emissões, enquanto aguardava a normalização do fornecimento de peças para o modelo. No entanto, o sucesso da reestilização do irmão mais moderno (e mais rentável!) Eclipse Cross selou o destino do Outlander Sport. Contudo, uma nova geração do ASX foi apresentada na Europa em setembro. Baseado no Renault Captur europeu, a chegada do novo SUV ao nosso mercado não está descartada.
9 – Renault Sandero
Afinal, o Renault Sandero saiu de linha ou não? Sim, se você considerar apenas o nome Sandero. Não, se você considerar o Renault Stepway um representante deste legado. Basicamente, a Renault manteve em linha apenas a versão aventureira do hatch. Por conta disso, o Stepway passou a contar com uma inédita versão 1.0. Dessa forma, seu preço parte de R$ 77.990 na versão Zen 1.0, indo a R$ 112.290 na Iconic automática. Tanto o hatch como o sedan Logan já têm uma nova geração no exterior. A renovação, contudo, não chegará ao Brasil, e ambos devem ser descontinuados em definitivo até 2024.
10 – Honda WR-V, Civic, CR-V e Accord híbrido
A dança das cadeiras atingiu em cheio os modelos da Honda. Ainda em 2021, a marca anunciou que encerraria a produção nacional de modelos como Fit, WR-V e Civic. Os dois últimos sobreviveram em estoque até o início de 2022. Diferentemente do WR-V, o Civic voltará a ser oferecido no Brasil no primeiro semestre de 2023, importado da Tailândia e em versão híbrida. Outros dois modelos também tiveram sua oferta interrompida por aqui no decorrer deste ano foram o Accord Hybrid e o CR-V. No caso do sedã, não há indícios de que o modelo retorne tão cedo. A volta do SUV, entretanto, deve acontecer no segundo semestre de 2023, em nova geração e com opção eletrificada.