Você está lendo...
Agora vai? Devel Sixteen, o hipercarro de 5000 cv, reaparece em vídeo; assista
Notícias

Agora vai? Devel Sixteen, o hipercarro de 5000 cv, reaparece em vídeo; assista

Depois de ser anunciado quase uma década atrás e virar lenda urbana, suposta unidade de produção rodou por vias públicas

Marcio Ishikawa, Especial para o Jornal do Carro

29 de jan, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Devel Sixteen
Devel Sixteen
Crédito:Reprodução/You Tube

O Devel Sixteen foi anunciado em 2013, no Salão do Automóvel de Dubai, como um superesportivo que viria para quebrar todos os parâmetros do mundo automotivo. A incredulidade com o modelo foi meio generalizada, já que a promessa da "Defining Extreme Vehicles Car Industry" era de uma potência de 5000 - sim, cinco mil - cavalos. 

Quem pagou para ver... está esperando até hoje. Mas, a empresa de Dubai ainda parece disposta a levar o projeto adiante e, para mostrar que o Sixteen não morrreu, subiu um novo vídeo em seu canal no You Tube há poucos dias. Nele (assista abaixo), uma alegada versão de produção aparece rodando em vias públicas. Será que agora vai? 

Publicidade


Quase uma década

Quer ter uma ideia de quanto tempo se passou desde que o Devel Sixteen foi anunciado? Em 2013 o VW Gol liderou o ranking de mais vendidos no Brasil, os hatches dominavam o top 10. O primeiro dos SUVs na lista era o Ford Ecosport, lá na 15ª colocação. Aliás, naquele tempo, a produção da Ford por aqui estava a pleno vapor e a Hyundai, recém-instalada no Brasil, lançou a versão sedã do HB20. 

Como se vê, muita coisa mudou desde então. Já no caso do Devel Sixteen, os adiamentos se sucederam e o superesportivo praticamente virou uma lenda urbana. Procure por Devel Sixteen no Google e duas das sugestões automáticas que o buscador oferece, de bate pronto, são: "Devel Sixteen é fake?" e "Devel Sixteen é real?" 

Devel Sixteen
Reprodução/You Tube

Durante esse tempo, vira e mexe o noticiário indicava que a empresa árabe estaria enfrentando problemas para levar o projeto adiante. Há relatos de dificuldades para impedir que, perto da velocidade máxima, o carro simplesmente levante voo. Além disso, teriam acontecido problemas com parceiros no projeto.  

Marketing de potência?

O motor do Devel Sixteen é um V16 quadriturbo, de 12,3 litros e que entrega 5 mil cavalos (5007 cv, para ser mais exato) e quase 520 quilos de torque. O chassi é feito em fibra de carbono e a empresa promete velocidade máxima na casa de 500 km/h. Já a aceleração de 0 a 100 km/h aconteceria em menos de dois segundos. 

Tecnicamente, não é impossível atingir esses 5007 cavalos. Por exemplo, há motores de dragsters que chegam a monstruosos 10000 cv. O problema é colocar um motor desses em um carro de rua, que precisa fazer curvas, ser capaz de andar no trânsito, durante horas a fio e ter uma durabilidade mínima.


Devel Sixteen
Reprodução/You Tube

Essa cavalaria toda, no entanto, parece muito mais uma estratégia de marketing para garantir uma boa repercussão junto ao público. Para efeito de comparação, o Bugatti Chiron Superesport, usa um W16 quadriturbo de oito litros e 1578 cavalos de potência e foi o primeiro modelo de produção a superar a barreira das 300 milhas por hora (482,8 km/h). Mas, independente disso, estamos todos curiosos para saber se um dia veremos a entrega do primeiro Devel Sixteen.




O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião