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Donos de chineses buscam mais por menos
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Donos de chineses buscam mais por menos

Carros cheios de equipamentos por preços inferiores aos de modelos nacionais. Esse é o principal atrativo apontado pelos donos de veículos chineses no País. Os veículos nacionais equivalentes podem custar até 30% a mais, segundo especialistas

13 de abr, 2011 · 5 minutos de leitura.

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 Donos de chineses buscam mais por menos

TEXTO: MILENE RIOS
FOTOS: SÉRGIO CASTRO/AE

O administrador Márcio Pardini e seu Chery Cielo sedã

Márcio Pardini pesquisou três meses antes de comprar o Chery

Carros cheios de equipamentos por preços inferiores aos de modelos nacionais. Esse é o principal atrativo apontado pelos donos de veículos chineses no País. “Em geral são carros mais potentes e que vêm de série com itens que algumas fabricantes locais não oferecem nem como opcionais”, diz o sócio-diretor da consultoria Vallua, Lucas Copelli. “Os brasileiros equivalentes são até 30% mais caros.”

Mas os consumidores ainda têm dúvidas em relação à qualidade dos carros chineses. “O desafio é perder a reputação ‘made in China’”, diz Vallua. “Um JAC deve ser visto como JAC, e não como um carro chinês.” Ele afirma que isso vai mudar à medida em que as marcas atenderem às expectativas dos compradores.

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Antes de trocar seu Peugeot 207 SW por um sedã Cielo, o administrador de empresas Márcio Pardini ficou três meses pesquisando sobre o Chery. “De cara gostei dos itens de segurança e dos três anos de garantia. Depois, soube que o design era italiano e fui conquistado de vez.”

Márcia Souza de Almeida trocou um VW Polo hatch pelo JAC J3

Pardini elogia o Cielo, com o qual rodou 3 mil quilômetros em dois meses. “Por ser um carro feito para chineses, precisamos nos adaptar a ele, mas não tenho reclamação.”

Após pesquisar muito, a também administradora Márcia Souza de Almeida resolveu se desfazer de seu VW Polo e comprar um JAC J3. Apesar de estar com o carro há apenas uma semana, ela já aponta alguns inconvenientes, mas não perde o entusiasmo. “O ajuste do retrovisor é ao contrário e em subidas falta um pouco de fôlego ao motor, mas são detalhes”, diz. “Até meu pai, que é muito exigente, gostou.”


Claudinei Molina ajudou o filho a comprar o Lifan 320

O estudante Vinícius Grossi Molina é outro que “dobrou” o pai e levou para casa um Lifan 320. “Os itens que ele oferece só são estão em nacionais com preços em torno de R$ 50 mil.”

O pai do estudante, Claudinei Molina, não está convencido. Com apenas 300 km rodados ele teve de levar o Lifan à oficina por falhas nos freios ABS. “Mas a felicidade do Vinícius ao ver esse carro foi igual à que tive quando ganhei um Puma”. Vinícius está satisfeito. “O Volvo XC60 de um amigo apresentou a mesma falha. Isso pode acontecer com qualquer marca.”


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