Você está lendo...
DS E-Tense é um carro de Fórmula E disfarçado de superesportivo
Notícias

DS E-Tense é um carro de Fórmula E disfarçado de superesportivo

Marca de luxo da Citroën e da Stellantis, DS Performance mostra o supercarro elétrico E-Tense, que tem mais de 800 cv e faz 0-100 km/h em 2 s

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

19 de fev, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

DS
DS E-Tense Performance tem dois motores e potência de 815 cv
Crédito:DS Automobiles/Divulgação

Neste mês, a DS Performance deu início aos primeiros testes com o superesportivo DS E-Tense. O protótipo, revelado em 2016, está em fase final de desenvolvimento, antes de iniciar os testes finais – em pistas e estradas. E quem vai pôr o superesportivo à prova é a dupla Jean-Éric Vergne e Antonio Felix da Costa, ambos campeões da Fórmula E. Afinal, o modelo nada mais é que um carro de corrida em versão para as ruas.

DS
DS Automobiles/Divulgação

Vale dizer que o superesportivo não será feito em série. Ele servirá apenas de clínica para os futuros modelos da DS Automobiles. A marca de luxo da Citroën, que agora pertence ao grupo Stellantis, participa da Fórmula E. E aproveita, assim, o sucesso no campeonato de monopostos 100% elétricos para apoiar sua pesquisa de desenvolvimento em mobilidade sustentável. A marca planeja a eletrificação total dos veículos a partir de 2024.

Publicidade




Mais de 800 cv

Para tracioná-lo, dois motores elétricos (um na frente e outro atrás) produzem potência combinada de 600 kW (815 cv). O torque instantâneo enviado às quatro rodas é de absurdos 815,5 mkgf . Dessa forma, a aceleração de zero a 100 km/h leva só 2 segundos.

Outra herança das pistas, o sistema de regeneração dos freios também está no DS E-Tense Performance. A geometria da suspensão, de acordo com a marca, tem capacidade de garantir a melhor aderência possível em estradas e qualquer tipo de solo, desde pistas de corrida até ruas esburacadas nas grandes cidades. O chassi feito com fibra de carbono garante leveza.

A bateria fica dentro de uma estrutura feita de alumínio e carbono. Projetada pela DS Performance, tem posição central traseira. Atinge máximo de 600 kW, servindo como base de novos modelos.


DS Automobiles/Divulgação

Detalhes extras

O DS E-Tense Performance, a princípio, tem linhas musculosas e faróis substituídos por câmeras. As luzes de LEDs (com 800 diodos luminosos) têm formato de “T”. Já a grade cromada original foi substituída por um elemento retangular na cor preta, que traz o logotipo da fabricante com efeito tridimensional. As rodas têm 21″ e, por dentro, o cockpit tem bancos do tipo concha e volante da Fórmula E, bem como couro por todos os lados.

DS Automobiles/Divulgação

Na traseira, o grande difusor é um dos destaques, assim como a cor esverdeada da carroceria, que muda de tonalidade a depender do ângulo que se olha. Com tantas inovações, o protótipo da DS Performance é um supercarro dos novos tempos.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião