Você está lendo...
Espírito do Êxtase, símbolo da Rolls-Royce, é recriado para a era elétrica
História

Espírito do Êxtase, símbolo da Rolls-Royce, é recriado para a era elétrica

Após 110 anos, Spirit of Ecstasy passa por remodelação e vai estrear no Spectre, primeiro veículo elétrico da Rolls-Royce previsto para 2023

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

15 de fev, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Spirit of Ecstasy
Espírito de Êxtase passar por transformação para integrar veículos elétricos da Rolls-Royce
Crédito:Divulgação/Rolls-Royce

Em 2021, o Espírito do Êxtase (Spirit of Ecstasy, em inglês), símbolo da Rolls-Royce, completou 110 anos de existência. Ou seja, desde 1911, todos os automóveis da marca britânica trazem a estatueta na ponta do capô. Contudo, agora, a icônica escultura ganhou um novo visual para fazer jus aos futuros veículos elétricos da montadora.

A mudança começa no tamanho. A nova versão do Spirit of Ecstasy tem 8,4 cm de altura. Dessa forma, é 1,8 cm menor que o modelo anterior. Em seguida, a ”dama de prata” passou por uma reestilização nas peças de roupa, que muitos acreditam ser asas. Com isso, a escultura ganhou uma maior sensação de movimento. E, por fim, a postura também foi ajustada, ficando com as pernas flexionadas e o corpo mais inclinado.

De acordo com a montadora, o novo design tem a proposta de parecer e ser mais aerodinâmico. Além disso, a Rolls-Royce ainda confirmou que a nova versão do Spirit of Ecstasy aparecerá em todos os modelos futuros da marca, mas o design atual permanecerá em uso nos modelos Phantom, Ghost, Wraith, Dawn e Cullinan.

Publicidade


Divulgação/Rolls-Royce

”A forma do Spirit of Ecstasy captura perfeitamente a marca. Ela se inclina para frente, expressando nossa busca incansável pelo progresso, e seu vestido flui graciosamente ao vento, ecoando a serenidade de nossos produtos em movimento”, disse o diretor de design, Anders Warming.



Spectre será o primeiro modelo com a nova escultura

O veículo da Rolls-Royce que vai inaugurar o novo Espírito do Êxtase será o Spectre, primeiro carro elétrico da montadora. O modelo, que será lançado em 2023, dará início na era de eletrificação da marca. ”Para Spectre, ela (a escultura) se torna mais baixa e mais focada; preparada para uma velocidade sem precedentes e para o futuro emocionante que sua presença definirá”, finaliza Warming.


Com o Spectre em vista, a marca britânica, portanto, não passará por uma etapa híbrida como a maioria das montadoras. Ou seja, com o projeto de abandonar os motores a combustão até 2030, a Rolls-Royce vai produzir apenas carros 100% elétricos.

Spirit of Ecstasy
Modelo antigo da Spirit of Êxtase. Rolls-Royce/Divulgação

Como será o Spectre?

Até o momento, sabemos que o Spectre usará a mesma base do Rolls-Royce Phantom, modelo lançado em 2016 com a arquitetura feita de alumínio. No entanto, ainda não há dados oficiais sobre desempenho, nem mesmo expectativa sobre valores. Em nota, como antecipado pelo Jornal do Carro, a marca afirmou que o Spectre está em fase de testes.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião