Você está lendo...
DS3 é ótima opção com esportividade
Avaliação

DS3 é ótima opção com esportividade

Hatch com motor 1.6 de 165 cv e câmbio manual de 6 marchas tem preço a partir de R$ 82.490

Jornal do carro

20 de fev, 2016 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

 DS3 é ótima opção com esportividade

Com duas portas, esportivo tem motor 1.6 turbo a gasolina de 165 cv

Enquanto a nova geração do DS3 não chega (leia mais abaixo), a Citroën oferece no Brasil as últimas unidades da linha 2015. Lançado no País durante o Salão do Automóvel, no fim de 2014, o modelo renovado recebeu rodas redesenhadas e LEDs de uso diurno nos faróis e luzes de neblina. Com carroceria de duas portas e um ótimo conjunto mecânico, formado pelo motor 1.6 turbo a gasolina de 165 cv e pelo câmbio manual de seis marchas, o modelo francês parte de R$ 82.490 e é uma ótima opção para quem procura um carro com visual diferente e respostas dignas de esportivos.

Desde a configuração de entrada, há rodas de 17 polegadas, sistema que detecta perda de pressão dos pneus, ar-condicionado digital automático, som com toca-CDs e MP3, além de entrada USB e conexão Bluetooth. A intermediária acrescenta sensor de obstáculos, acionamento automático dos limpadores de para-brisa e faróis, retrovisores rebatíveis e central multimídia com tela de 7 polegadas e navegador GPS. Na mais completa, como a avaliada, tabelada a R$ 92.870, há câmera traseira, sistema de som hi-fi com subwoofer e faróis bi-xênon com pisca deslizante (as luzes se acendem de dentro para fora).

Publicidade


Por dentro, há novidades no grafismo do painel de instrumentos. O sistema de som mudou e ficou mais moderno, com uma saída extra, posicionada sobre o painel, ao centro. A lista de equipamentos também está mais recheada. O DS3 ganhou sistema de frenagem automática, que funciona quando o veículo está rodando a até 30 km/h. Em caso de colisão iminente, o sistema aciona os freios automaticamente.

Com injeção direta de gasolina, o motor 1.6 turbo garante ótimas respostas aos comandos do acelerador. O câmbio, curto e bem escalonado, tem engates rápidos e é ótimo em estradas sinuosas, pois permite que o DS3 retome velocidade com agilidade impressionante. Se o motorista pisar fundo no pedal da direita, o corpo chega a grudar no banco.

A direção, com assistência elétrica, agrada. Com respostas diretas, passa muita sensação de segurança, seja em altas velocidades, situação em que o sistema fica mais firme, ou em curvas.


Embora tenha apenas duas portas e o acesso ao banco traseiro seja um pouco complicado, o DS3 serve bem a quatro pessoas ­- há bom espaço para as pernas de quem viaja atrás. Seu porta-malas permite levar várias mochilas ou pelo menos duas malas médias.

Marca independente

Para rentabilizar as vendas da linha, principalmente na China, maior mercado da Citroën depois da França, a família DS passou a ser uma marca independente. Essa estratégia não é nova e já foi adotada por empresas como as japonesas Honda (dona da Acura), Toyota (Lexus) e Nissan (Infiniti). A mais nova integrante desse grupo é a sul-coreana Hyundai, que acaba de lançar a Genesis, divisão que inicialmente irá oferecer sedãs de luxo.


Na Europa, os primeiros frutos da família DS começam a ser revelados. É o caso do DS3, que acaba de ter imagens divulgadas. O hatch chega ao mercado europeu neste mês com retoques no visual e novos motores.

Na dianteira, a grade em formato hexagonal, típica da Citroën, deu lugar a uma menor e mais discreta, apesar das molduras cromadas. Na traseira há novas lanternas e cabine ganhou equipamentos inéditos, como sistema multimídia que pode rodar aplicativos das plataformas Apple CarPlay e MirrorLink para Android.

Na gama 2016 há cinco opções de motores a gasolina e duas a diesel. Há um novo 1.2 de três cilindros em versões aspiradas e turbo de 82 cv, 110 cv e 130 cv. O conhecido quatro-cilindros de 1,6 litro foi mantido e pode ter 165 ou 210 cv. As opções a diesel são 1.6 de 100 e 120 cv.


A nova linha DS deve ser mostrada durante o Salão do Automóvel, na primeira semana de novembro. As vendas no Brasil começarão em seguida.

Ficha Técnica

Preço sugerido: R$ 92.870 (versão avaliada)
Motor: 1.6, 4 cil, 16V, turbo, gasolina
Potência: 165 cv a 6.000 rpm
Torque: 26,5 mkgf a partir de 1.400 rpm
Câmbio: manual, seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,3 segundos
Velocidade máxima: 219 km/h
Comprimento: 3,94 metros
Porta-malas: 280 litros
Peso: 1.240 quilos
País de origem: França


Prós: TECNOLOGIA
Francês traz ótimo trem de força e vem muito bem equipado, com itens como LEDs nos faróis, navegador GPS e câmera traseira para auxilia em manobras.

Contras: ERGONOMIA
Achar a melhor posição de guiar exige um pouco de esforço. Além disso, o acesso ao banco traseiro é complicado.

Deixe sua opinião