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E 250 é Mercedão quase modesto
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Avaliação

E 250 é Mercedão quase modesto

Avaliamos a mais recente versão de entrada do Classe E oferecida no Brasil pela Mercedes-Benz. Custando R$ 229,9 mil, o sedã grande é movido pela primeira vez no País por um quatro-cilindros. Apesar de ter só 1,8 litro, motor dá conta do recado

06 de out, 2011 · 4 minutos de leitura.

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 E 250 é Mercedão quase modesto

NÍCOLAS BORGES

Em todas as gerações que desembarcaram no Brasil, o Classe E sempre veio com motores grandes: V6 ou V8. Isso mudou em março, com o E 250 CGI e seu quatro-cilindros, que também está no Classe C. Por R$ 229.900, o novo sedã é R$ 44 mil mais em conta que o E 350, que custa menos que os rivais Audi A6 3.0 e BMW 535i (os três têm propulsores de seis cilindros). Além da boa relação custo-benefício, a novidade tem muito mais a oferecer.

Com apenas 1,8 litro, o motor pode até dar a impressão de que não é capaz de dar agilidade a um carro de 4,87 metros de comprimento que pesa mais de 1.600 quilos. Mas surpreende e cumpre a missão com louvor. Graças à injeção direta de gasolina e ao turbo, o propulsor gera 204 cv de potência. Mas o que faz mais diferença é o torque de 31,6 mkgf entregue de 2.000 a 3.400 rpm.

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Essa força é responsável por fazer o E 250 CGI acelerar da imobilidade a 100 km/h em 7,9 segundos, de acordo informações da fábrica. A velocidade máxima é de 238 km/h. E a Mercedes ainda destaca outro lado da eficiência do novo modelo: o consumo médio superior a 13 km/l de gasolina.

O câmbio automático de sete velocidades trabalha bem, mas requer algum costume. Herdada do Classe S, a alavanca seletora fica à direita da coluna de direção, com indicações das marchas em posições pouco usuais. Ao menos ela livra espaço no console central, que reúne um enorme porta-objetos embaixo do apoio de braço. Há ainda cinzeiro, dois porta-copos e os controles do sistema multimídia Comand, com tela de 7 polegadas.


Por sinal, o recurso, que incluía tocador de DVDs, Bluetooth e entrada USB, foi reforçado com o GPS de excelente visualização. O navegador estreia no Classe E importado para o Brasil nesta versão de entrada.

No mais, o carro oferece qualidades costumeiras em um sedã com a estrela de três pontas no capô: construção sólida, acabamento refinado e conforto. Este quesito é cortesia da eficiente suspensão com braços múltiplos na frente e atrás, que também proporciona muita estabilidade.

(Fotos: Sérgio Castro/AE)


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