Levantamento feito pelo site Mobiauto aponta quais carros elétricos e híbridos mais desvalorizaram no Brasil nos últimos dois anos. O ranking mostra o percentual de perda de cada modelo, bem como o valor de lançamento versus o atual, como um modelo seminovo. A princípio, a lista inclui 25 veículos eletrificados, ano/modelo: 2021 e 2022. Aliás, cabe salientar que a empresa incluiu exemplares que tiveram maior volume de anúncios e acessos com interesse de compra em sua plataforma.
Veja a lista da desvalorização entre agosto/22 para agosto/23:
- 1 – Volvo XC60 Híbrido 2022 – de R$ 405.860,00 para R$ 398.672,50 (-1,77%)
- 2 – BMW 330e Híbrido 2021 – de R$ 344.128,57 para R$ 337.419,29 (-1,95%)
- 3 – Mercedes-Benz EQC 400 Elétrico 2021 – de R$ 621.950,00 para R$ 598.900,00 (-3,71%)
- 4 – BMW 330e Híbrido 2022 – de R$ 381.613,75 para R$ 358.732,33 (-6%)
- 5 – Porsche Cayenne Coupé Híbrido 2022 – de R$ 929.900,00 para R$ 873.675,00 (-6,05%)
- 6 – Toyota Corolla Híbrido 2021 – de R$ 166.140,50 para R$ 155.081,39 (-6,66%)
- 7 – Volvo XC60 Híbrido 2021 – de R$ 364.065,00 para R$ 337.917,58 (-7,18%)
- 8 – Porsche Taycan Elétrico 2021 – de R$ 868.140,00 para R$ 804.763,33 (-7,30%)
- 9 – Volvo XC40 Híbrido 2021 – de R$ 319.790,00 para R$ 294.937,03 (-7,77%)
- 10 – Toyota Corolla Cross Híbrido 2022 – de R$ 198.740,94 para R$ 182.479,82 (-8,18%)
- 11 – BMW X5 Híbrido 2021 – de R$ 620.304,17 para R$ 560.655,71 (-9,62%)
- 12 – Renault Zoe Elétrico 2022 – de R$ 226.590,00 para R$ 204.447,93 (-9,77%)
- 13 – Toyota Corolla Híbrido 2022 – de R$ 181.349,64 para R$ 162.902,57 (-10,17%)
- 14 – Porsche Cayenne Coupé Híbrido 2021 – de R$ 780.547,50 para R$ 695.233,33 (-10,93%)
- 15 – BMW X5 Híbrido 2022 – de R$ 697.750,00 para R$ 612.086,25 (-12,28%)
- 16 – BMW i3 Elétrico 2021 – de R$ 266.788,40 para R$ 233.055,36 (-12,64%)
- 17 – JAC E-JS4 Elétrico 2022 – de R$ 235.900,00 para R$ 201.780,00 (-14,46%)
- 18 – Lexus NX 300 Híbrido 2021 – de R$ 343.237,14 para R$ 287.918,00 (-16,12%)
- 19 – Volvo XC40 Elétrico 2022 – de R$ 396.704,44 para R$ 328.298,33 (-17,24%)
- 20 – JAC E-JS1 Elétrico 2022 – de R$ 153.780,00 para R$ 126.205,00 (-17,93%)
- 21 – Lexus UX 250H Híbrido 2021 – de R$ 248.990,00 para R$ 203.447,50 (-18,29%)
- 22 – Audi e-tron Elétrico 2021 – de R$ 658.165,56 para R$ 514.405,00 (-21,84%)
- 23 – Fiat 500e Elétrico 2022 – de R$ 241.283,33 para R$ 186.658,54 (-22,64%)
- 24 – Nissan Leaf Elétrico 2021 – de R$ 260.898,33 para R$ 199.990,00 (-23,35%)
- 25 – Audi e-tron Elétrico 2022 – de R$ 770.900,00 para R$ 553.132,00 (-28,25%)
Mais desvalorizado
Como se nota pela tabela, neste estudo, o Audi e-tron (que acaba de passar por atualização), tem a maior perda líquida (28,25%). Na lista, portanto, outros modelos, como Fiat 500e e Nissan Leaf, também registraram forte depreciação. Assim, respectivamente, -22,64% e -23,25%.
Futuro
Isso acontece porque, de acordo com o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, a simplicidade de manutenção desses carros vão segurar mais valor quando forem mais velhos. “Hoje, a princípio, o resultado ruim dos modelos 100% elétricos pode ser atribuído a dois fatores. O primeiro deles, por exemplo, é o uso restrito, que praticamente elimina moradores de edifícios mais antigos (sem carregadores)”. Ou seja, quanto menor a demanda, o preço cai.
Ademais, o executivo acredita que a chegada recente das chinesas BYD e GWM baixou os preços de elétricos 0-km, diminuindo os valores de vários outros modelos. Esse fenômeno, entretanto, é recente. “Um JAC EJS1 zero-km, por exemplo, custa, hoje, cerca de R$ 25 mil a menos do que um ano atrás. A desvalorização mais pronunciada dos elétricos está, portanto, relacionada a isso. Assim, o seminovo cai expressivamente porque o carro zero também diminuiu seu preço”, argumenta.
Híbridos desvalorizaram menos
Se os elétricos amargaram queda no mercado de seminovos, os híbridos, contudo, ficaram na média. Por serem mais comuns – com mecânica e dinâmica mais próxima a modelos a combustão – a aceitação do público é, portanto, maior e o comportamento no mercado repete o percentual do mercado total. Por exemplo, os dois carros do segmento que tiveram a menor desvalorização foram os híbridos Volvo XC60 (-1,77%) e BMW 330e (-1,95%).
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