Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

27/09/2023 - 6 minutos de leitura.

Elétricos e híbridos: veja quais modelos mais desvalorizaram no Brasil

Estudo do site Mobiauto aponta que entre elétricos e híbridos, Volvo XC60 foi o modelo que menos desvalorizou entre agosto de 2022 e agosto de 2023

Sant Clair de Castro Jr. acredita que híbridos fora da garantia vão passar por forte depreciação por conta do custo de manutenção Crédito: Volvo/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Levantamento feito pelo site Mobiauto aponta quais carros elétricos e híbridos mais desvalorizaram no Brasil nos últimos dois anos. O ranking mostra o percentual de perda de cada modelo, bem como o valor de lançamento versus o atual, como um modelo seminovo. A princípio, a lista inclui 25 veículos eletrificados, ano/modelo: 2021 e 2022. Aliás, cabe salientar que a empresa incluiu exemplares que tiveram maior volume de anúncios e acessos com interesse de compra em sua plataforma.


Leia Mais


Veja a lista da desvalorização entre agosto/22 para agosto/23:

e-tron (Audi/Divulgação)

Mais desvalorizado

Como se nota pela tabela, neste estudo, o Audi e-tron (que acaba de passar por atualização), tem a maior perda líquida (28,25%). Na lista, portanto, outros modelos, como Fiat 500e e Nissan Leaf, também registraram forte depreciação. Assim, respectivamente, -22,64% e -23,25%.

Continua depois do anúncio

Futuro

Isso acontece porque, de acordo com o economista Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, a simplicidade de manutenção desses carros vão segurar mais valor quando forem mais velhos. “Hoje, a princípio, o resultado ruim dos modelos 100% elétricos pode ser atribuído a dois fatores. O primeiro deles, por exemplo, é o uso restrito, que praticamente elimina moradores de edifícios mais antigos (sem carregadores)”. Ou seja, quanto menor a demanda, o preço cai.

Ademais, o executivo acredita que a chegada recente das chinesas BYD e GWM baixou os preços de elétricos 0-km, diminuindo os valores de vários outros modelos. Esse fenômeno, entretanto, é recente. “Um JAC EJS1 zero-km, por exemplo, custa, hoje, cerca de R$ 25 mil a menos do que um ano atrás. A desvalorização mais pronunciada dos elétricos está, portanto, relacionada a isso. Assim, o seminovo cai expressivamente porque o carro zero também diminuiu seu preço”, argumenta.

330e (BMW/Divulgação)

Híbridos desvalorizaram menos

Se os elétricos amargaram queda no mercado de seminovos, os híbridos, contudo, ficaram na média. Por serem mais comuns – com mecânica e dinâmica mais próxima a modelos a combustão – a aceitação do público é, portanto, maior e o comportamento no mercado repete o percentual do mercado total. Por exemplo, os dois carros do segmento que tiveram a menor desvalorização foram os híbridos Volvo XC60 (-1,77%) e BMW 330e (-1,95%).

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Lamborghini detalha novo motor V8: 800 cv e limite de 10.000 rpm

Notícias

BYD registra jipe 4×4 híbrido com mesma base da picape Shark

Notícias

Pulse, Fastback, 2008 e Basalt: os futuros híbridos flex da Stellantis

Avaliação

Haval H6 PHEV19 se destaca pelo preço; confira

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

De R$ 140.090,00 por R$ 124.990,00 (COM USADO NA TROCA)

Hyundai Creta Comfort Plus

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

VER TODAS AS OFERTAS