Já te contamos sobre os projetos de carros voadores da Hyundai, da XPeng e também da GM. Porém, um dos precursores deste futurístico segmento é brasileiro: a Embraer mostrou testes em seu primeiro “carro voador”. Assim, o “drone gigante” brasileiro alçou voo pela primeira vez em Gavião Peixoto (SP), sede da empresa.
Por trás do desenvolvimento do protótipo está a Eve Urban Air Mobility Solutions, divisão voltada para mobilidade urbana da EmbraerX, que é o braço de pesquisa e inovação da empresa aeronáutica.
O projeto segue o mesmo conceito de carro voador adotado por empresas e montadoras estrangeiras, de eVTOL. Sua sigla indica um veículo elétrico que consegue pousar e decolar verticalmente.
Desse modo, ele possui dez hélices movidas por motores elétricos. Além disso, a versão de produção poderá ganhar dois rotores para melhorar sua performance em voos de cruzeiro. Nesta primeira viagem, a aeronave não comportou passageiros e voou sob controle remoto.
Atualmente, a Eve está testando softwares que fazem a interface entre o carro voador e o piloto. A princípio, o modelo terá um piloto no comando.
Aeronave será autônoma
Contudo, o objetivo para um segundo momento é que ele seja um meio de transporte totalmente autônomo. A ideia, portanto, é de que o modelo possa trabalhar como um carro de aplicativo, no qual basta o cliente pedir pelo smartphone que dentro de minutos o veículo o buscará.
A intenção é buscar uma alternativa mais barata aos helicópteros e repensar o conceito de tráfego aéreo urbano. Conforme o Jornal do Carro antecipou, algumas empresas estão investindo fortemente nesta área.
Se você achou o eVTOL muito parecido com o “táxi-aéreo” apresentado pela Uber, há uma explicação por trás. Em 2017, o antigo braço de mobilidade da empresa, o Uber Elevate, formou uma parceria com a EmbraerX para desenvolverem carros voadores elétricos. Posteriormente, durante o evento Uber Elevate Summit, a empresa brasileira revelou um desenho com o conceito da aeronave.
Todavia, a Uber vendeu sua divisão para a startup Joby Aviation e, como parte do plano, a gigante de mobilidade investirá mais de US$ 75 milhões na empresa de aviação. Por sua vez, a Joby não informou como lidará com os outros parceiros da Uber Elevate.