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Encontro de Antigos em Campos do Jordão
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Encontro de Antigos em Campos do Jordão

Evento migrou de Águas de Lindoia para a cidade serrana e atraiu mais de 500 carros antigos

07 de mai, 2014 · 8 minutos de leitura.

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 Encontro de Antigos em Campos do Jordão
Ferrari V12 225 S teve apenas oito unidades produzidas

O Encontro Paulista de Automóveis Antigos, que tradicionalmente ocorre em Águas de Lindoia, mudou-se para Campos do Jordão. Na 19ª edição do evento, de quinta-feira a domingo, carros, ônibus e caminhões clássicos subiram a serra e, entre os cerca de 500 modelos, alguns, como a Ferrari 225 S, de 1952, o Armstrong Hurricane 1948 e o Uirapuru 1966 são raros de ver mesmo nesse tipo de mostra.

Também marcaram presença o protótipo do GTB e um DeLorean, que se tornaram sonho de consumo entre os fãs de carros com mais de 40 anos. O Puma, com chassi número 001, deu origem ao modelo com motor Chevrolet de seis cilindros – os demais usavam mecânica Volkswagen.

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Já o carro irlandês com portas do tipo “asas-de-gaivota” ficou famoso após participar de todos os episódios da franquia “De Volta para o Futuro”.

O encontro, na antiga estação ferroviária, no bairro Capivari, reuniu vários nacionais e importados. Do primeiro grupo, havia de Volkswagen Fusca e Kombi, Gordini e Ford Landau, a um belo exemplar azul da Simca Jangada.

A perua foi lançada no Brasil no fim de 1962, durante o Salão do Automóvel. Tem capacidade para seis pessoas e motor V8 a gasolina de 92 cv.


RECONHECIMENTO

Como ocorre tradicionalmente, houve premiações para os carros mais emblemáticos. Também foram comemorados os 50 anos da marca Puma e do Ford Mustang.


Concedido a um modelo escolhido pela família do antigomobilista que dá nome ao prêmio, o troféu Flavio Marx foi para o Hurricane 1948. O curioso é que, segundo o colecionador Wolmir Cardoso, de Praia Grande (SC), o Armstrong escapou por muito pouco de ser transformado em hot rod.

O troféu Fabio Steinbruch, que premia o melhor esportivo nacional, foi justamente para o Uirapuru de 1966. A unidade exposta no evento, cor verde, estava em excepcional estado de conservação.

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O título de melhor carro do evento foi para a Ferrari 225 S, que pertence a Antônio Ricardo Beira, colecionador da cidade de Campinas (SP). Foram produzidas apenas oito unidades do modelo e, até então, havia a confirmação da existência de quatro delas.

Após receber informações sobre o número de chassi do carro, a Ferrari enviou um engenheiro ao Brasil para confirmar a autenticidade do conversível, que foi enviado de volta à Itália para ser restaurado. O serviço foi feito pela fabricante de Maranello e levou um ano e meio para ser concluído.


FESTA

O número de visitantes não havia sido divulgado até o fechamento desta edição, mas, segundo os organizadores, a expectativa era de que cerca de 250 mil pessoas passassem pela área de exposições durante os quatro dias do evento.

Dos mais importantes encontros do calendário nacional, o próximo será em Araxá (MG). Trata-se do Brazil Classics Fiat Show 2014, marcado para ocorrer entre os dias 18 e 22 de junho.


ESPORTIVIDADE TUPINIQUIM

Produzido pela Brasinca nos anos 60, o 4200 GT, que ficou conhecido como Uirapuru, tem motor GM de seis cilindros em linha e três carburadores fornecidos pela inglesa SU. Foram fabricadas apenas 77 unidades e, segundo informações de colecionadores, sobraram menos de 20.


O ANIVERSARIANTE DA FESTA
Lançado em 1934, o Citroën Traction Avant está celebrando 80 anos. Sua tração dianteira, desenvolvida pelo francês André Lefèbvre, se tornou referência e o sistema passou a equipar a maioria dos carros. Até marcas como Mercedes e BMW estão se rendendo à essa praticidade.

UM DISCRETO BRITÂNICO
Pouco conhecido da maioria dos brasileiros, o Jensen Interceptor 1973 é inglês, tem motor V8 e, no caso do modelo exposto, câmbio automático. Feito de 1966 a 1976, sua carroceria era assinada pela italiana Carrozzeria Touring, embora fosse montado em uma fábrica perto de Birmingham.

PICAPES DE SUCESSO
Entre as raridades, havia modelos da Studebaker e Fargo, como a 1950 (amarela) desta foto. A marca, criada em Chicago, nos EUA, em 1913, foi comprada pela Dodge e usada no Canadá do fim dos anos 20 ao início dos anos 70. As picapes da Fargo foram vendidas também no mercado argentino.
BELEZA DE PESO
Dos pesados expostos no evento, um dos que mais chamaram a atenção foi este belo ônibus GMC PD-4104, de 1959. Com motor Detroit a diesel, pertence à Guindastes Tatuapé. A empresa é dona de uma grande frota de antigos e costuma levar suas raridades a encontros pelo País.
Atualizada no dia 8/5/2014 às 15h57.

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