Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

08/03/2021 - 3 minutos de leitura.

Estações de recarga de carros elétricos são inviáveis, diz economista

Para executivo de refinaria nos EUA, a recarga dos carros elétricos na rua é lenta e muito mais cara do que carregar em casa

Dados saíram de uma pesquisa feita pela equipe global do Google e consideram o período entre abril de 2022 e abril de 2023 Crédito: Hairton Ponciano/Estadão

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A recarga de carros elétricos sempre foi um desafio para a indústria. Além do tempo necessário, são poucos os países que possuem uma rede de abastecimento estabelecida. Da mesma forma, prover eletricidade pode não ser uma boa ideia. É o que pensa Horace Hobbs, economista-chefe da refinaria norte-americana Phillips 66.

Para Hobbs, o carregamento é lento e “terrivelmente caro” em relação ao custo da recarga doméstica. “Não há uma frota (de carros elétricos) para manter os carregadores funcionando. E nem uma taxa que suporte economicamente colocá-los em mais pontos”, disse. O economista participava, então, de uma conferência da IHS Markit.


Leia Mais


Recarga doméstica é o ideal para os carros elétricos

Atualmente, só 2% dos 7.000 pontos de vendas da Phillips 66 oferecem recarga para carros elétricos. Para Hobbs, o raciocínio é simples: a refinaria precisaria, portanto, pedir aos clientes que paguem mais caro pela recarga em seus postos, do que nas suas casas. Ou seja, não faz sentido.

Continua depois do anúncio

Assim, Horace Hobbs espera o crescimento dos veículos elétricos nos EUA. Entretanto, acredita que a maioria dos proprietários vai fazer a recarga doméstica. “Achamos que essa é a solução ideal. Assim, a eletricidade fica mais barata. E o cliente, mais satisfeito”, completou.

Chevrolet Bolt EV 2020

Segundo Hobbs, a única experiência com retorno até agora foi na Europa, em pontos de recarga em estacionamentos. De resto, as estações “não são um best-seller descontrolado”. Ao contrário. Elas podem, então, se tornar simplesmente inviáveis de serem mantidas. E num futuro próximo.


Transição para o carro elétrico já começou

A transição do carro a combustão para o elétrico acelerou neste início de 2021. A britânica Jaguar e a sueca Volvo anunciaram que vão produzir somente elétricos já nos próximos anos. A maioria das montadoras pretende abandonar o motor a combustão, no mais tardar, até 2030. E neutralizar, assim, as emissões de carbono.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

Notícias

RAM 1500 RHO é picape vitaminada com 548 cv ao estilo Ranger Raptor

Notícias

Omoda e Jaecoo, da Chery, começam a vender em agosto no País

OFERTAS 0KM
De R$ 106.890,00 por R$ 97.990,00 OU

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

De R$ 86.490,00 por R$ 75.990,00

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 MT

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 Max Drive

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 137.990,00 por R$ 123.990,00

Hyundai Creta Comfort Plus

VER TODAS AS OFERTAS