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Estudo aponta quais picapes mais desvalorizaram em 2023; veja
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Estudo aponta quais picapes mais desvalorizaram em 2023; veja

Pesquisa cotou as principais versões de seis modelos de picapes médias, comparando preços de novembro de 2022 e novembro de 2023

Vagner Aquino, especial para o Estadão

21 de dez, 2023 · 5 minutos de leitura.

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picapes
Mobiauto apurou um total de 44 versões das picapes Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier, Toyota Hilux e VW Amarok
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Há pouco mais de um mês, o Jornal do Carro noticiou que os carros usados sofreram desvalorização neste ano. A depreciação média chegou a superar os 2%, dependendo da faixa de ano/modelo. Agora, a Mobiauto mostra, a partir de um estudo, quais picapes mais desvalorizaram neste ano que se encerra na próxima semana.



O levantamento, que verificou o comportamento do mercado de picapes médias seminovas, comparou os preços de novembro de 2022 versus novembro de 2023. A Mobiauto, em síntese, apurou as cotações das principais versões de seis modelos de picapes médias. Foram elas: Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok. A pesquisa apurou total de 44 versões dessas seis picapes de anos/modelos 2023, 2022 e 2021.

Toyota
Em 2023, Hilux emplacou 41,8 mil unidades; número é a soma de S10 e Ranger (Toyota/Divulgação)

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Cabe explicar que a Mobiauto não consultou todas as opções de cada modelo. Portanto, considerou apenas aquelas que continham base estatística confiável com um bom volume de classificados nos dois períodos.

Variação por modelo

De janeiro a novembro de 2023, a princípio, essas picapes foram responsáveis por 6% das vendas globais de automóveis e comerciais leves (1,94 milhão de unidades) no País. Entretanto, apesar da relevância expressiva no mercado, na média, essas picapes perderam 15,3% de seus preços no período de um ano.

Outros segmentos apurados pela Mobiauto nas últimas semanas apontaram para uma depreciação em torno de 7,5%, praticamente a metade das picapes. De qualquer modo, o cliente fiel desse tipo de veículo pode escolher negócios em que as perdas sejam menores. Na média da pesquisa, considerando as versões mais ofertadas em anúncios, o resultado foi o seguinte:


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Mobiauto/Divulgação

Para Sant Clair de Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, esse resultado revela três grupos bem distintos. “O comprador de picapes médias é muito fiel. Ele pode até trocar de marca e modelo, mas dificilmente de segmento. Há três modelos (na tabela) praticamente empatados e bem colocados, que são a Frontier, a L200 e a Hilux. Há duas que são negócios menos recomendados: Ranger e Amarok. E a S10 no meio de tudo isso”, explica.

Não é a primeira vez, cale lembrar, que a Mobiauto realiza esse tipo de pesquisa. Em novembro de 2022, o trio vencedor havia sido Hilux, L200 e S10, pela ordem. “O único fato novo foi a inserção da Nissan Frontier, que ganhou alterações importantes em sua versão 2023, mas que acabaram puxando também os preços da 2021 e da 2022. Ótimo resultado pra Nissan”, comenta Castro Jr.


Top ten por versões

Quando o ranking é delineado com as versões, o equilíbrio é absoluto. Entre as dez melhores, a S10 Chassi Cabine é a campeã, ainda que seja uma versão específica. Hilux, Frontier e L200 Triton entram com duas versões cada uma.

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Mobiauto/Divulgação

“É um segmento em que o ticket médio, pelo menos nessas versões seminovas, é de R$ 200 mil. Na média, o cliente que adquiriu esse modelo um ano atrás perdeu R$ 30 mil, o que não foi pouco. Algumas (picapes) perderam acima de 25% de suas cotações, ou seja, R$ 50 mil”, destaca o executivo da Mobiauto.


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