Você está lendo...
VW lança nova marca de elétricos na China para concorrer com BYD
Mercado

VW lança nova marca de elétricos na China para concorrer com BYD

Carro conceito foi apresentado durante o Salão de Pequim como parte da estratégia da VW de retomar sua posição no mercado automotivo chinês

Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

02 de mai, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

id code
Crédito:VW/Divulgação

A Volkswagen mostrou no Salão do Automóvel de Pequim o SUV elétrico ID.Code. O modelo é apenas um conceito, mas traz um reposicionamento da marca para tentar retomar a liderança nas vendas no mercado chinês. Lá, a VW lança a submarca de carros elétricos ID.UX que terá cerca de 30 novos modelos no país até 2030. Segundo a montadora, o plano é atingir o público jovem chinês com carros de desenho mais moderno e futurístico.



Como o Jornal do Carro mostrou, a VW recentemente anunciou uma parceria com a chinesa XPENG para desenvolver novos veículos. A iniciativa da marca surge após ter perdido a liderança de vendas na China para a BYD. A população do país tem preferido modelos de marcas locais, como a BYD, que, além de ter fabricação nacional, são elétricos.

VW ID.Code: conceito futurístico e direção autônoma

Segundo Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen, a empresa que dar “continuidade a essa história de sucesso na nova era da mobilidade”. Por isso, o investimento em veículos elétricos. O ID.Code foi projeto para ter uma condução autônoma de Nível 4. Assim, o primeiro modelo ID܂UX será o ID.UNYX, com estreia no mercado prevista para 2024. Ademais, até 2027 a VW pretende estrear por meio da submarca cinco carros elétricos.  

Publicidade


ID CODE VW
VW/Divulgação

Movido por motores elétricos, o veículo traz bateria de íons de lítio e painéis que se fundem ao teto de vidro. Além disso, quando o modo piloto automático é acionado pelo condutor, o modelo permite que os bancos girem em até 180º. Já o seu sistema de iluminação conta com uma espécie de “olhos 3D” que interagem conforme você se aproxima ou se afasta do carro.

id code vw
VW/Divulgação

Ademais, há uma espécie de assistente digital, em forma de “avatar”, que pode fornecer informações para o condutor e demais passageiros. Apesar da novidade ter sido apresentada nesta semana no evento em Pequim, ainda não, contudo, informações oficiais de quando o modelo será comercializado. Vale destacar também que as plataformas da VW (MQB e MEB) serão complementadas com arquitetura chinesa. A Volkswagen China Technology Company (VCTC), inclusive, trabalha na criação da primeira plataforma elétrica do grupo VW exclusivamente para a China.

id code vw
VW/Divulgação

Volkswagen e Xpeng vão criar carros elétricos baratos

A marca alemã anunciou planos para criar um novo SUV em parceria com a chinesa XPeng. Com o desenvolvimento de novos veículos, o acordo também renderá uma nova plataforma para produção de carros elétricos. Desta forma, os custos devem ter redução em até 40% em comparação aos veículos feitos sob a plataforma MEB. Além da Xpeng, a VW também terá parceria com a Horizon Robotics e com a Thundersoft neste estágio preliminar.


Assim, dois novos modelos de classe intermediária estão previstos para 2026. . O anúncio é mais um passo no acordo que surgiu em 2023, quando a VW anunciou a intenção de compra de 4,99% da XPeng por cerca de US$ 700 milhões (R$ 3,46 bilhões na conversão direta). A conclusão da negociação ocorreu em dezembro de 2023.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VW ID.Buzz: ao volante da Kombi elétrica há nostalgia, mas tudo mudou

Deixe sua opinião