Nícolas Borges
Entre estas terça e quinta, será realizado em São Paulo o 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil, no Expo Center Norte. Fechado para profissionais do setor, o evento é pano de fundo para a apresentação de várias inovações automotivas. Um bom exemplo é o minicarro elétrico Plascar EV, que leva o nome da empresa que o desenvolveu. Com o objetivo de mostrar a viabilidade técnica do plástico, o veículo tem uso extensivo do material, com mais de dez tipos de polímeros.
Os vidros das janelas foram substituídos por policarbonato. “O material é no mínimo 40% mais leve que um vidro temperado”, afirma o gerente de engenharia avançada da Plascar, Marcio Tiraboschi. O assoalho e a carroceria também são de plástico, assim como as rodas. Elas pesam 4,5 kg cada, contra 7 kg de uma equivalente de liga leve. Segundo Tiraboschi, a redução de peso para um carro com materiais tradicionais é estimada entre 30 e 40%.
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A Visteon tem no ConnectedCar seu grande destaque. Trata-se de uma central multimídia com acesso à internet. Com isso, é possível mostrar imagens de câmeras de trânsito on-line no navegador, também integrado ao aparelho. A própria navegação é feita pela web, usando os mapas do Google, reduzindo custos de aquisição e atualização. Pelo Connected Car pode-se ainda fazer chamadas telefônicas internacionais muito baratas, via Skype.
Porta inteligente
Já a Brose apresenta o Infinite Door Check, um recurso que deixa a porta aberta em qualquer ângulo. Por meio de um sistema de embreagem, a tecnologia evita que a porta avance contra outro carro em estacionamentos apertados ou volte na perna da pessoa, em uma ladeira. “As portas normais têm, hoje, somente dois ou três estágios”, diz o engenheiro de produto Carlos Rocha.