Emily Nery, para o Jornal do Carro

02/06/2021 - 6 minutos de leitura.

Fiat Argo, Strada e Mobi são os mais vendidos de maio; Renegade lidera SUVs

Com crescimento de 207% em relação a maio de 2020, último mês teve trinca da Fiat e GM e VW ameaçadas pela falta de microchips

Fiat Argo é um dos carros mais roubados do Estado de São Paulo Crédito: Fiat/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

As vendas do quinto mês de 2021 apresentaram feitos inéditos e inusitados. Os três veículos mais vendidos do Brasil, Argo, Strada e Mobi, são da Fiat. Também do grupo Stellantis, o Jeep Renegade é o SUV mais vendido de maio. Ainda sofrendo por incertezas e paralisações da linha de montagem, o mercado conseguiu crescer 7% em relação a abril. Contudo, elevou as vendas em 207,8% na comparação com a maio de 2020.

No total, 175.405 veículos foram emplacados no último mês, de acordo com o ranking da Fenabrave. Além de ser 7% maior do que o registrado em abril, o acumulado deste ano já é 30% melhor em comparação ao mesmo período do ano passado. Isto é, 937.125 unidades ante 640.477 veículos.

Embora Mobi tenha conquistado a 3ª posição no ranking de maio, modelo vendeu mais do que em abril, quando foi líder entre os automóveis Fiat/Divulgação
Continua depois do anúncio

Já os comerciais leves registram leve queda de 10% em relação a abril, enquanto os automóveis cresceram 11,95% em comparação ao 4º mês do ano. Destes dois grupos, destaca-se o Fiat Argo, que vendeu mais do que o dobro de unidades em maio se comparado a abril. Assim, sagrou-se líder geral de vendas pela primeira vez desde o lançamento em 2017.

Na 2ª posição está a Strada, com 9.918 emplacamentos, seguida pelo Mobi que soma 7.443 unidades entregues. Mesmo na 3ª colocação, o hatch pequeno vendeu 582 unidades a mais do que em abril, seu melhor mês.

Linha de montagem da fábrica da GM em Gravataí, no Rio Grande do Sul, ficará suspensa até 3 de agosto GM/Divulgação

E o Onix?

A vida do (antigo) hatch campeão de vendas não está fácil. Na terceira queda consecutiva, o compacto passou da 7ª para a 13ª posição no ranking, vendendo quase a mesma quantidade que o Toyota Corolla, por exemplo. Já o sedã Onix Plus agora está no 16º lugar.

Essa rápida baixa é vista desde abril, quando a Chevrolet interrompeu a linha de montagem do Onix e Onix Plus pela falta de semicondutores. De acordo com um comunicado oficial da GM, a produção seguirá suspensa até o dia 3 de agosto, período maior do que o previsto de início.

Divulgação/Jeep

SUVs

O Jeep Renegade se mantém como SUV mais vendido do país na 4ª colocação geral. Assim também, o Hyundai Creta segue como o 2º utilitário esportivo mais vendido do mês, na 6ª posição do ranking geral. Desse modo, somente quatro SUVs entram na lista dos 10 modelos mais vendidos de maio. São eles: Renegade, Creta, Jeep Compass e Volkswagen T-Cross.

Descendo um pouco, o Corolla Cross comercializou 1.789 unidades a mais do que o acumulado em abril. Dessa forma, vendeu 3.678 unidades, número maior do que o registrado por Kicks e Nivus, por exemplo. O SUV-cupê da Volkswagen, entretanto, caiu quatro posições e foi da 17ª para a 21ª.

Volkswagen T-Cross voltou a estar entre os 10 carros mais vendidos do Brasil em maio Volkswagen/Divulgação

Volkswagen paralisará produção

Dentre os 10 veículos mais vendidos, somente dois são da montadora alemã: o Gol e T-Cross. A previsão, no entanto, não é das melhores. Nesta segunda-feira (31), a marca anunciou que pausará a produção do Gol, Voyage, Polo e Fox durante 10 dias por falta de microchips.

Veja a seguir os 25 veículos mais vendidos de maio:


Leia Mais


Notícias relacionadas

Mercado

BMW Série 3 entra em promoção e tem até financiamento sem juros

Mercado

Compass lidera e Tiggo 7 dispara: os SUVs médios mais vendidos de abril

Mercado

BMW lidera e 911 surpreende no segmento carros de luxo; confira

Notícias

Estudo europeu aponta carros elétricos 2x mais seguros que a combustão

OFERTA EXCLUSIVA

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

Ver agora