Poucas horas após a revelação da nova Chevrolet Montana, a Fiat confirma o lançamento em 2023 da sua primeira picape média no Brasil, a Landtrek. Pois essa rivalidade entre GM e Stellantis na categoria vai crescer. Enquanto a nova Montana vem brigar com a Toro, a Landtrek (originalmente um Peugeot feito com a chinesa Changan) vai disputar com a Chevrolet S10. Segundo a Fiat, a picape está em fase final de desenvolvimento em Betim (MG).
No comunicado, a italiana confirma a chegada da nova picape no segundo semestre de 2023. O nome Landtrek ainda não é oficial e pode mudar. Entretanto, é o batismo original do modelo, que estreou há dois anos na América Latina, em países como Guatemala, Haiti, Panamá e República Dominicana. Porém, os maiores mercados da região, como Brasil, Argentina e Colômbia, ficaram para a “fase 2” do lançamento, que será a versão com escudo da Fiat.
Em agosto deste ano, o Jornal do Carro antecipou que a picape viria com o logotipo da Fiat. A informação veio do jornalista Freire Neto, do canal Motores e Ação, que apurou que a Stellantis decidiu aproveitar a rede da marca italiana, que conta mais de 500 pontos de vendas, para lançar a Landtrek no Brasil. Além disso, a Landtrek vem reforçar um time campeão. Afinal, as picapes Strada e Toro, da Fiat, já são as duas mais vendidas do País.
Motor será turbo diesel
Ainda não se sabe exatamente qual motor vai equipar a picape média da Fiat. Contudo, como previsto pelo Jornal do Carro em 2021, a picape deve ter o motor 2.0 turbodiesel que entrega 180 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. Mas, até o lançamento, a Fiat vai fazer alterações para melhorar desempenho, que pode alcançar cerca de 220 cv. O câmbio deverá ser o automático convencional de seis marchas. Já a tração será 4×2 (traseira) com opção de 4×4 e reduzida.
Dimensões e capacidades
Ainda em 2020, a Peugeot registrou no INPI os desenhos industriais da picape média Landtrek. O modelo tem 5,39 metros de comprimento na versão com cabine simples, e 5,33 m na configuração com cabine dupla. O entre-eixos mede 3,18 metros e largura tem 2,22 m. Já a altura é de 1,83 metro, o que deixa a Landtrek um pouco mais baixa que a média das concorrentes. Mas a Fiat pode mexer na suspensão. A capacidade de carga, por fim, é de 1,2 tonelada.
Equipamentos
Na época do lançamento, a marca francesa também confirmou alguns equipamentos disponíveis na Landtrek. Entre eles, uma multimídia com tela de 10″ e com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, câmeras com visão 360° e sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, por exemplo. Já entre os sistemas de auxílio ao motorista, a Landtrek dispõe de assistente de descida em rampa, controles de estabilidade e de tração, e frenagem automática de emergência.
Changan Hunter é a base da picape
A Landtrek surgiu de uma joint-venture com a chinesa Changan. O modelo usa a base da picape Hunter e foi feita especialmente para os mercados emergentes da África e América Latina. As primeiras unidades vieram da China, mas a picape ganhou produção na fábrica da Nordex, no Uruguai. Trata-se de uma empresa especializada em produzir veículos de outras marcas, como os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy, além do caminhão Kia Bongo.
E o preço?
No comunicado à imprensa, a Fiat sinaliza que tentará ampliar o domínio (que já dura quase duas décadas) no segmento de picapes. A marca italiana anuncia que já emplacou mais de 2,1 milhões de picapes no Brasil e quase 2,5 milhões na América do Sul até hoje. Segundo a montadora, as picapes médias representam quase 40% de todo o segmento. Com Toro e Strada, a Fiat já possui mais de 50% do mercado, ou seja, uma em cada duas picapes vendidas no País são da marca.
Mas vale lembrar que o segmento de médias é liderado pela Toyota Hilux há muitos anos. Inclusive, a picape da marca japonesa acabou de ganhar a linha 2023. Para conseguir desafiar a rival, a picape da Fiat deverá ter preços entre R$ 250 mil e R$ 290 mil.