Você está lendo...
Fiat confirma: Renegade será brasileiro
Mercado

Fiat confirma: Renegade será brasileiro

Presidente da montadora informou que o Jeep será o primeiro carro feito em nova planta pernambucana

04 de mar, 2014 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Fiat confirma: Renegade será brasileiro

A fábrica que a Fiat está construindo em Goiana, em Pernambuco, não terá como primeiro produto um carro da marca italiana. O modelo inaugural da unidade será o Jeep Renegade, que está sendo apresentado no Salão de Genebra (Suíça) – o evento abre as portas para o público nesta quinta-feira (6). O modelo já havia sido flagrado diversas vezes e teve a primeira projeção mundial feita pelo Jornal do Carro.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Leia mais notícias sobre a Chrysler
++ Leia mais notícias sobre a Fiat
++ Acompanhe a cobertura do Salão de Genebra

Publicidade


A informação foi confirmada nesta terça-feira, primeiro dia de prévia do salão, pelo presidente mundial da Fiat, Sergio Marchionne. De acordo com o executivo, o utilitário começa a ser produzido em Goiana no ano que vem, um ano antes do início de sua fabricação na China. O Renegade também será feito em Melfi, na Itália.

Desde o início do ano a Fiat, que vinha adquirindo gradativamente ações da Chrysler – grupo do qual faz parte a Jeep -, é proprietária de 100% dos papeis da empresa com sede nos Estados Unidos.

A expectativa é que o Renegade, que tem visual retrô em destaque, venha ao País competir com modelos como Honda CR-V e Toyota RAV4 – seu preço, ainda não divulgado, é estimado em R$ 80 mil.


Após o início de sua fabricação em Goiana, a Fiat passará a fazer na fábrica pernambucana um carro compacto que está em fase de desenvolvimento no Brasil. Espera-se também que, de lá, saia o utilitário que a marca prepara para concorrer com o Ford Ecosport – com porte menor que o do Renegade.

RENEGADE

O utilitário-esportivo Jeep foi desenvolvido nos Estados Unidos, mas traz uma plataforma italiana, a do monovolume 500L. Sua fabricação em Melfi começa este ano, para lançamento no último trimestre no mercado europeu. Aos Estados Unidos, ele chega em 2015 – importado da Itália.


Há 16 combinações de motor e câmbio, entre eles o automático de nove marchas – inédito no segmento de utilitários compactos. Embora essa transmissão não esteja confirmada ainda para o modelo brasileiro, aqui ela poderá ser combinada com o motor 2.4 Multiair a gasolina.

Rumores, no entanto, apontam a possibilidade de o Renegade utilizar, aqui, um motor 1.8 da Fiat.

Outro destaque do Renegade é o sistema de tração que traz o modo Jeep Select Terrain, permitindo até cinco formas de ação do recurso off-road. Há ainda um teto solar panorâmico.


Deixe sua opinião