A crise dos chips bagunçou totalmente o ranking de vendas de carros novos em 2021. E o mês de julho certamente foi o mais maluco nesse sentido. Sem produzir seus carros-chefes desde março, ou seja, o novo Onix e o sedã Onix Plus, a General Motors despencou e saiu da disputa. Entretanto, a Volkswagen também está sofrendo com a escassez de chips. Assim, a Fiat agradece e avança cada vez mais sobre as rivais.
No último mês, o problema da falta de semicondutores afetou não somente a GM e a VW, mas também a Hyundai. A marca sul-coreana precisou interromper a produção na fábrica de Piracicaba (SP). Por causa disso, a vice-liderança em julho ficou, de forma inédita, com a Toyota, que vendeu como nunca a picape Hilux e, principalmente, o SUV Corolla Cross. O modelo foi o 8º mais vendido, quase empatado com o Jeep Compass.
Top 10
A lista dos 10 carros mais vendidos de julho é a prova de que a falta de componentes eletrônicos abalou as estruturas do mercado. Até mesmo o Gol, hatch de entrada da Volkswagen, teve a produção interrompida e está, dessa forma, fora do ranking. Dos cinco veículos mais vendidos no último mês, nada menos que quatro deles têm o escudo da Fiat. Veja:
- 1º) Fiat Argo – 10.873
- 2º) Fiat Strada – 9.439
- 3º) Fiat Mobi – 8.059
- 4º) Hyundai HB20 – 7.799
- 5º) Fiat Toro – 7.030
- 6º) Jeep Renegade – 6.855
- 7º) Jeep Compass – 6.670
- 8º) Toyota Corolla Cross – 5.068
- 9º) Renault Kwid – 4.865
- 10º) Toyota Hilux – 4.576
- 11º) Hyundai Creta – 4.268
- 12º) Chevrolet S10 – 4.142
- 13º) Toyota Corolla – 3.925
- 14º) Volkswagen Nivus – 3.505
- 15º) Volkswagen T-Cross – 3.392
GM é salva pela S10
Líder absoluta de mercado desde 2015, a GM tinha planos ambiciosos para 2021 após lançar o SUV Tracker no ano passado. Porém, a escassez de microchips tem sido uma pedra no caminho da Chevrolet, que despencou da 1ª para a 7ª colocação no ranking das marcas. Em julho, ficou, portanto, atrás de Fiat, Hyundai, Jeep, Renault, Toyota e Volkswagen.
A marca alemã, por sinal, perdeu uma posição no último mês com o avanço da Toyota, e, por pouco, não amarga a 4ª colocação. Isso só não aconteceu porque a Hyundai também precisou pisar no freio com a escassez de chips. Em julho, a sul-coreana desligou as máquinas por quase o mesmo período que a VW, que parou suas fábricas em São Paulo por 20 dias. Veja:
- 1º) Fiat – 43.684 (26,90%)
- 2º) Toyota – 18.598 (11,45%)
- 3º) Volkswagen – 17.684 (10,89%)
- 4º) Hyundai – 15.135 (9,32%)
- 5º) Jeep – 13.547 (8,34%)
- 6º) Renault – 12.349 (7,60%)
- 7º) GM – 9.391 (5,78%)
- 8º) Honda – 6.011 (3,70%)
- 9º) Nissan – 5.575 (3,43%)
- 10º) Caoa Chery – 3.763 (2,32%)
- 11º) Peugeot – 3.075 (1,89%)
- 12º) Citroën – 2.530 (1,56%)
- 13º) Ford – 2.462 (1,52%)
- 14º) Mitsubishi – 1.779 (1,10%)
- 15º) BMW – 1.438 (0,89%)
No acumulado, Strada e HB20 seguem líderes
O balanço de julho da Fenabrave, a representante das concessionárias de veículos no País, mostra que o mercado também reflete a falta de chips. Com estoques baixos e a falta de alguns modelos, como Onix e Gol, as vendas na comparação com junho apresentaram recuo de 4,23%. No total, 162.404 mil veículos foram emplacados no último mês.
Para os modelos, a situação é confortável para a Fiat Strada, que lidera com folga em 2021, com mais de 70 mil unidades acumuladas desde janeiro. Já a Hyundai celebra o bom desempenho do HB20, mas com a “luz amarela” acesa, já que o Fiat Argo encostou e pode superar o HB20 nos próximos meses. Tudo dependerá do fornecimento de semicondutores.
Entre os SUVs, impressiona a performance do Jeep Renegade, que já soma mais de 47 mil unidades. Assim, está muito à frente do Hyundai Creta, que tem 37 mil modelos vendidos e é o vice-líder entre os compactos. Já entre as marcas, o destaque é, então, a queda da Ford, que deixou de produzir no Brasil e virou importadora: foi da 5ª para a 10ª colocação.
Outra que pode sofrer nos próximos meses, mas por falta de chips, é a Renault. Nesta segunda-feira (2), a montadora anunciou a paralisação da fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde, portanto, são feitos Captur, Duster, Kwid, Logan, Sandero e Stepway. A princípio, a unidade ficará parada por 10 dias, retomando em 12 de agosto. A conferir.