O Fiat Fastback, primeiro SUV cupê feito no Brasil, foi eleito o “Carro do Jornal do Carro” no Prêmio Mobilidade Estadão 2023. Feito em Betim (MG), o novo utilitário foi o escolhido pelo time da redação do JC não apenas pela ousadia do projeto e desenho, mas também pelo posicionamento de mercado muito bem feito. Com preços sugeridos de R$ 131.490 a R$ 154.990, o modelo chegou neste ano para disputar vendas com os SUVs mais vendidos do País.
Para isso, a Fiat foi minuciosa com o Fastback. Diferentemente do Pulse, que tem tamanho próximo ao de hatches compactos, o SUV cupê é bem maior. São 4,43 metros de comprimento – ou seja, 33 centímetros a mais que os 4,10 m do Pulse – e 516 litros de capacidade do porta-malas. Além disso, o Fastback tem conteúdos modernos desde a versão de entrada, Audace T200, como faróis e lanternas do tipo Full-LEDs, frenagem automática de emergência e multimídia com tela de 8,4 polegadas, por exemplo.
Desde a versão mais barata, o Fastback sai de fábrica com itens como câmera e sensores de obstáculos na traseira, carregador de celular sem fio (por indução), freio de estacionamento eletrônico acionado por botão e com função Auto Hold – uma novidade em relação ao Pulse -, além de rodas de liga leve de 17 polegadas. Outro destaque são os sistemas semiautônomos de condução do pacote ADAS. Há assistente de permanência em faixa de rolagem e farol alto automático, entre outros.
Um Fiat para brigar com Honda e Jeep
Assim, há poucos opcionais disponíveis. Portanto, o Fiat Fastback aposta no bom recheio, incluindo várias soluções desejadas pelo consumidor. Além disso, o preço competitivo o coloca na disputa até dentro de casa, contra o Jeep Renegade. Ou seja, o posicionamento do SUV cupê é a cartada da marca italiana para subir a percepção de valor. Com o novo modelo, a Fiat sobe de nível e mostra que tem trunfos na manga, como os motores turbo e a imagem da divisão esportiva Abarth.
As versões Audace e Impetus têm motor 1.0 turbo flexível de até 130 cv de potência e 20,4 mkgf de torque e câmbio automático CVT com sete marchas virtuais. Já o Fastback Limited Edition Powered by Abarth traz o 1.3 turbo flexível que equipa a picape Toro e o trio Renegade, Compass e Commander, da Jeep. São até 185 cv e 27,5 mkgf a partir das 1.750 rpm. É com este motor, combinado com o câmbio automático de seis marchas que a Fiat promete aceleração de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos.
Ou seja, o Fastback não está para brincadeira. O SUV tem desempenho para confrontar o VW T-Cross Highline com motor 1.4 turbo flexível de 150 cv e 25,5 mkgf. Bem como o Creta Ultimate 2.0, cuja potência é de até 167 cv, com etanol. Além disso, o Fiat deve disputar vendas até com o Honda HR-V 1.5 turbo flexível, que estreou em outubro. Porém, com preço próximo ao da versão intermediária EXL, do novo HR-V, que sai a R$ 150 mil e traz o motor 1.5 flexível aspirado da linha City, com 126 cv e 15,8 mkgf e câmbio automático CVT.
Premiação do Estadão na vanguarda da indústria
O Prêmio Mobilidade Estadão 2023 é um dos mais importantes do Brasil. Nesta edição, aponta os destaques do Mobilidade, Estradão, Jornal do Carro e MotoMotor, marcas do Grupo Estado. Além disso, quatro categorias têm júri especial. Formado pelos jornalistas da redação e especialistas do mercado, este time escolhe o Carro do Jornal do Carro.
Assim como ocorre na indústria de veículos, que a partir do meio do ano lança a linha seguinte, a tradicional premiação do Grupo Estado é realizada sempre no último trimestre. Assim, os campeões de 2022 são reconhecidos pelo Prêmio Mobilidade Estadão 2023. O evento de entrega dos troféus contou com a participação de representantes de todos os segmentos relacionados à área de mobilidade. A festa ocorreu nesta segunda-feira, 12 de dezembro, no auditório da sede do Estadão, em São Paulo.