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Fiat Strada ganha opção automática com câmbio CVT e versão Ranch, veja o preço
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Fiat Strada ganha opção automática com câmbio CVT e versão Ranch, veja o preço

Líder do mercado brasileiro em 2021, Fiat Strada agora traz o conforto do câmbio automático para o crescente público consumidor de picapes

Diogo de Oliveira

10 de dez, 2021 · 6 minutos de leitura.

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Picape Strada segue sendo decisiva na liderança da Fiat
Crédito:Fiat/Divulgação

Os novos consumidores de picapes também querem conforto. É o que mostra a chegada, neste mês, da inédita versão automática da Fiat Strada. Logo depois de lançar do SUV compacto Pulse, a italiana começa a oferecer em outros modelos a opção do motor 1.3 Firefly flex conectado ao novo câmbio do tipo CVT. A Strada automática parte de R$ 111.990.

A transmissão continuamente variável é fornecida pela japonesa Aisin. Ou seja, trata-se de uma versão similar à caixa do Toyota Yaris, com simulação de sete marchas. Contudo, no caso da picape da Fiat, a opção virá só com o motor 1.3 flexível e naturalmente aspirado, que recebeu ajustes para também cumprir os novos limites de emissões do Proconve L7.

Fiat Strada CVT
Fiat/Divulgação

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Nova Strada Ranch

A Fiat aproveita a chegada do novo câmbio automático para ampliar a gama de versões da sua picape compacta. Se no design a nova Strada seguiu o estilo da irmã maior, Toro, agora o modelo também ganha a versão topo de linha Ranch, que tem foco maior no público que usa a picape para o lazer. Por isso, o foco da nova versão é o acabamento e a lista de série.

Por exemplo, a nova Strada Ranch sai de fábrica com rodas de liga leve de 15 polegadas calçadas com pneus todo terreno (ATR). O pacote também traz estribos laterais, barras longitudinais de teto, além de skidplate cinza no para-choques dianteiro, retrovisores na cor preto brilhante e uma capota marítima com o badge Ranch estampado.

Fiat Strada Ranch
Fiat/Divulgação

Por dentro, a picape aposta em um visual mais chique, com painel com peças de revestimento na cor marrom, bancos forrados com couro marrom, além de soleira e costuras pespontadas também em marrom. Entre as tecnologias, a versão topo de linha Ranch passa a oferecer carregador sem fio (por indução) para smartphones, uma novidade na picape.

Com a opção CVT e a versão Ranch, a gama da Fiat Strada fica assim:

Endurance Cabine Plus 1.4 flex MT5 - R$ 88.290
Endurance Cabine Dupla 1.4 flex MT5 - R$ 95.990
Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly flex MT5 - R$ 94.290
Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly flex MT5 - R$ 99.990
Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly flex MT5 - R$ 103.990


Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly flex CVT - R$ 111.990
Ranch Cabine Dupla 1.3 Firefly flex CVT - R$ 116.990

Fiat Strada Ranch
Fiat/Divulgação

Cavalos a menos e modo Sport

Um efeito colateral dos novos limites de emissões de gases será, portanto, a perda de potência e torque. Tal como visto no Pulse, a Fiat Strada CVT tem um pouco menos de força na comparação com o modelo manual de cinco marchas. São 98 cv com gasolina e 107 cv de potência com etanol, além de torques de 13,2 mkgf e 13,7 mkgf, respectivamente.


A redução é sutil. No 1.3 Firefly com câmbio manual, são 101 cv com gasolina e 108 cv com etanol. Os torques ficam em 13,7 mkgf e 14,2 mkgf. Nas versões de entrada, a Fiat Strada tem ainda o motor 1.4 Fire flex. Este gera 85 cv com gasolina e 88 cv com etanol, e torques máximos de 14,2 mkgf e 14,5 mkgf, na ordem. O câmbio é o manual de cinco marchas.

Fiat Strada Ranch
Fiat/Divulgação

Por fim, a Fiat anuncia que a Strada automática oferece três modos de condução selecionados por botão. No modo "Normal", as trocas e a simulação de marchas são feitas automaticamente. No "Manual", o condutor faz as mudanças de marcha por meio dos paddle-shifts no volante. Por fim, no modo "Sport" o câmbio prioriza a esportividade.


A nova Fiat Strada automática chega às lojas no meio de dezembro.

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