A Fiat é a marca mais vendida no Brasil nos segmentos de automóveis e comerciais leves. E não só isso, afinal, a fabricante de origem italiana tem também o carro mais vendido do País, a picape compacta Strada. No segmento das intermediárias, domina, com a Toro. Entretanto, agora, com a Titano, a montadora vai atacar o segmento de médias. Mas a categoria, tradicionalmente liderada pela Toyota Hilux, tem diversos outros nomes de peso, como S10 e Ranger, por exemplo. Ou seja, a novata vai precisar comer muito arroz com feijão para encarar essa turma.
O ranking de picapes médias em fevereiro ficou assim: Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger no pódio. Respectivamente, as picapes abocanharam 3.436, 2.020 e 1.885 vendas. Na sequência, vêm a Mitsubishi L200 Triton, com 889 vendas. Apesar de estarem em baixa, a picape da marca japonesa tem bom histórico e, além disso, chegará à sexta geração neste ano. A princípio, importada e, depois, com produção em Catalão (GO), onde a atual geração é feita. Isso tudo, de acordo com informações de Mauro Correia, presidente do grupo HPE, que representa a fabricante no Brasil.
Por fim, o quinto lugar fica com a Nissan Frontier. Foram, no mês passado, 715 emplacamentos. Confira (abaixo) a lista das 5 picapes mais vendidas em fevereiro de 2024.
1ª) Toyota Hilux: 3.436
2ª) Chevrolet S10: 2.020
3ª) Ford Ranger: 1.885
4ª) Mitsubishi L200 Triton: 889
5ª) Nissan Frontier: 715
Mais sobre a Titano
Todos os detalhes da Titano serão esclarecidos apenas durante o lançamento, marcado para esta semana. Para cair nas graças do público comprador de picapes médias, que é mais exigente, a Titano precisa apelar. Uma saída pode ser a variedade de opções da picape importada do Uruguai. Porém, pelo jeito, a Fiat não vai muito além do que a maioria dos players do segmento oferece. Até o momento sabe-se que a promessa é vender a picape apenas com motor turbodiesel com 2,2 litros e 180 cv. As opções, no entanto, se dividem em cabine simples e dupla, um diferencial que só a S10 oferece.
Com torque de 37,7 mkgf atrelado ao câmbio manual de seis marchas (que equipará a opção de entrada Endurance) e 40,8 mkgf, com o automático de seis (das configurações Ranch e Volcano), o motor promete dar conta do recado. Modos Eco e Sport, bloqueio do diferencial traseiro e controle eletrônico de descida (HDC) devem estar no pacote, bem como a tração 4×4 sob demanda em todas as versões de acabamento.
Assim como o visual, as medidas também vêm da Peugeot Landtrek (que não chegou a ser vendida no Brasil, apesar das promessas). Desse modo, a Titano terá os mesmos 5,33 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,82 m de altura e 3,18 m de entre-eixos da prima francesa. Ademais, a altura em relação ao solo é de 23,5 cm e a caçamba carrega entre 1.020 km e 1.100 kg, de acordo com a configuração. O interior também terá forte inspiração na Landtrek, com cluster digital e central multimídia (10″) com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Preço
Os preços ainda são desconhecidos, mas acredita-se que a fabricante traga valores pouco acima das Toro topo de linha Ultra e Ranch, que custam R$ 212.990. Portanto, pode, sim, ficar mais barata que a S10, que parte de R$ 232.710 na opção cabine simples, com motor 2.8 turbodisel e tração 4×4.
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