Você está lendo...
BYD confirma Dolphin Mini nacional e começa a produzir neste ano
Mercado

BYD confirma Dolphin Mini nacional e começa a produzir neste ano

Montadora chinesa anuncia início das obras na planta de Camaçari (BA); BYD Dolphin Mini também terá produção nacional, junto de outros modelos

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

07 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

BYD Dolphin Mini
Dolphin Mini é o novo hatch elétrico de entrada da BYD no Brasil e ganhará produção no País na fábrica de Camaçari
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Fechada desde janeiro de 2021, a fábrica de Camaçari, na Bahia, voltará a produzir veículos. Com a devolução da unidade pela Ford ao Estado da Bahia, a BYD, que já tem um acordo com o governo local, está livre para iniciar sua operação. Assim, a montadora chinesa anunciou, durante recente cerimônia com o Governo do Estado, o início das obras, bem como a produção do subcompacto Dolphin Mini no País.

O modelo será um dos produtos da marca chinesa fabricados aqui. A unidade — que produzia a linha Ford Ka (hatch e sedã) e o SUV Ecosport — deverá se tornar a maior fábrica da BYD fora da China. Para isso, conta um investimento de R$ 3 bilhões. Com esse montante, a montadora planeja iniciar a operação na fábrica entre o final deste ano e o início de 2025, com capacidade para cerca de 150 mil carros por ano.



A cerimônia contou com a presença de autoridades, como o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li. Os planos são promissores e podem mudar o panorama do mercado automotivo nacional, por exemplo. “Ao olharmos para o futuro, estamos entusiasmados com as oportunidades que esta nova fábrica irá gerar”, disse o presidente da marca.

Publicidade


O Governo da Bahia recebeu da montadora a quantia de R$ 287.816.458 pela compra das antigas instalações da Ford. O complexo, que possui 4,6 milhões de m² de área total, receberá 26 novas instalações, divididas entre pista de testes, galpões de produção e demais áreas, ocupando 1 milhão de m². Além disso, determinadas áreas do complexo receberão distribuidores, que vão produzir peças para os novos modelos.

Os carros que a BYD fabricará em Camaçari (BA)

Vagner Aquino/Especial para o Estadão
Vagner Aquino/Especial para o Estadão

E que modelos são esses? Conforme o Jornal do Carro antecipou no ano passado, a BYD produzirá o hatch elétrico Dolphin, o SUV híbrido Song Plus na fábrica da Bahia. Agora, juntam-se ao mix o elétrico Yuan Plus e o recém-chegado Dolphin Mini. Seja como for, mesmo com preço acima do esperado, o subcompacto surpreendeu nas vendas, e pode acompanhar o sucesso do irmão maior Dolphin futuramente.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Dolphin Mini elétrico tem preço de HB20, Onix e Polo turbo

Deixe sua opinião