Você está lendo...
Flagra revela novo SUV da Toyota rival de Creta, HR-V e T-Cross
Notícias

Flagra revela novo SUV da Toyota rival de Creta, HR-V e T-Cross

Toyota vai apresentar o inédito Hyryder no dia 1º de julho; novo SUV compacto mira o Hyundai Creta e pode ser opção abaixo do Corolla Cross

Diogo de Oliveira

14 de jun, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota
Novo SUV compacto da Toyota, Hyryder surge em flagra dentro de estúdio antes da estreia em 1º de julho
Crédito:Team BHB/Cartoq

Um flagra feito na Índia revela a dianteira do novo SUV compacto da Toyota, que será apresentado no próximo dia 1º de julho. O modelo se chamará Hyryder, com o sobrenome Urban Cruiser, que indica o seu perfil mais urbano. Por ora, não há dados oficiais ou detalhes sobre preços e versões. Mas, segundo a imprensa indiana, o novo utilitário vai concorrer diretamente com o Hyundai Creta, que é o SUV mais vendido do país asiático.

Na única imagem feita do modelo, é possível ver a dianteira do SUV, que tem visual imponente e sofisticado. Os faróis trazem duas barras de LEDs diurnos que fazem a assinatura luminosa. O conjunto óptico é conectado à grade em forma um arco, enquanto o para-choques bem bojudo traz uma enorme tomada de ar central ladeada pelas luzes de neblina. Com alguns vincos no capô, o Hyryder tem aparência robusta e parece alto.

Até agora, o novo SUV compacto só tinha aparecido com camuflagem pesada nos flagras. Inclusive, por isso, sequer ganhou projeções mais realistas - algo comum com lançamentos aguardados. Por enquanto, sabe-se apenas que o Toyota Hyryder vai concorrer entre os SUVs compactos com até 4,30 metros de comprimento. Além do Creta, a categoria tem Chevrolet Tracker, Honda HR-V, Jeep Renegade e Volkswagen T-Cross, para citar os mais vendidos.

Publicidade




Toyota terá SUV abaixo do Corolla Cross

O segmento de SUVs compactos é o que concentra as vendas de utilitários esportivos no Brasil há alguns anos. Mas a Toyota até hoje não entrou nessa disputa por aqui. Entretanto, tal como o Jornal do Carro publicou em setembro de 2021, a japonesa prepara o SUV pequeno Raize, irmão gêmeo do Daihatsu Rocky. Este modelo é o cotado para substituir o Yaris feito em Sorocaba (SP), com direito a sistema híbrido flex para encarar o Fiat Pulse.

SUVs Toyota Raize
Toyota/Divulgação

Só que o Raize é aparentemente menor que o Hyryder. O SUV derivado do modelo da Daihatsu tem 3,99 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,62 m de altura. Ou seja, dimensões de um hatch compacto - é até um pouco menor que o Yaris atual. Já a distância entre-eixos tem 2,52 metros. Assim, a Toyota pode ter também o novo SUV indiano por aqui. Ele seria uma opção intermediária, entre o Raize e o Corolla Cross, com preço a partir de R$ 125 mil.


Segundo a imprensa indiana, o Toyota Hyryder usará a plataforma modular DNGA, versão simplificada da base TNGA, usada, por exemplo, por Corolla sedã e Corolla Cross. Essa plataforma é a mesma do Raize. Ou seja, a Toyota poderá fazer como a Fiat, que terá dois SUVs compactos sobre a mesma arquitetura. No caso, o Pulse, lançado há menos de um ano, e o Fastback, que a marca italiana da Stellantis vai lançar agora no segundo semestre.

Vem para o Brasil?

Por ora, tudo não passa de especulação. O Toyota Hyryder estreia em breve e chegará às lojas da Índia até o fim deste ano. Aqui, caso a marca japonesa decida vender o modelo, a estreia vai demorar. Deve ficar para 2024 ou 2025, quando entra em vigor a próxima fase L8 do Proconve, o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos.

Assim, poderá compartilhar a base com o Raize e se valer do futuro sistema híbrido flex de entrada da Toyota, que terá o motor 1.5 do Yaris feito em Porto Feliz (SP). De toda forma, importante dizer que o Hyryder foi feito pela Toyota em parceria com a Suzuki Maruti. A princípio, é específico para a Índia. Mas, a depender do sucesso, tudo é possível.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião