Às vésperas do lançamento, o novo Hyundai HB20 teve o seu visual revelado antes da hora. Flagras aparentemente feitos no pátio da fábrica de Piracicaba (SP) mostram o hatch compacto com a dianteira e a traseira completamente renovadas. O flagra foi feito pelo perfil @danielmotafilms, do Instagram, e logo se espalhou pelas redes. Embora seja uma reestilização do modelo atual, que estreou em 2019, a plástica será mais profunda nos faróis e lanternas.
Depois de diversas críticas em relação ao visual, o HB20 ficará mais atual. É notável a inspiração em modelos como i20 (seu irmão europeu) e o novo Tucson – ambos não estão à venda no Brasil. No começo de junho, o Jornal do Carro publicou projeções do hatch que mostravam a grade dividida em duas seções, bem como os faróis redesenhados – que lembram os do Caoa Chery Arrizo 6. As luzes de seta desceram para o para-choques.
Atrás, a mesma solução. Setas migraram para a parte inferior do (renovado) para-choque – a de ré já era assim. Mas o que mais chama a atenção é o formato das novas lanternas. Em estilo bumerangue, ficam ligadas por uma barra – provavelmente iluminada por luzes de LEDs. A tampa do porta-malas também é nova e o logotipo da marca vem ao centro. Como se trata de uma reestilização de meia vida, o volume do porta-malas deve manter os 300 litros.
Mecânica
Por falar em mudança, certamente o motor será renovado. Afinal, o Hyundai HB20 precisa se adequar aos novos limites de emissões e ruídos do Proconve L7. Assim, ganhará mais versões com o motor 1.0 turbo TGDI flex. Especulações apontam que o motor 1.0 aspirado de três cilindros receberá ajustes para ser mais eficiente e reduzir o consumo de combustível. Já o câmbio continuará manual ou automático, ambos com seis marchas.
Do lado de dentro ainda nada se sabe ao certo. Contudo, o HB20 2023 pode ganhar painel ao estilo do i20, com as telas do quadro de instrumentos e do multimídia conectadas. Por outro lado, pode ganhar redesenho mais simples e novos itens de conectividade e segurança. Por ora, é o mistério que resta. Os flagras também não mostram como ficou o sedã HB20S, que deve receber as atualizações. A previsão é que o hatch chegue às lojas em julho.
Números de mercado
Cabe recordar que o Hyundai HB20 – na segunda geração, de 2019 – vive excelente fase no mercado brasileiro. Afinal, em maio, foi o automóvel mais vendido do País. Entretanto, neste mês, não deve repetir o feito, até por causa da reestilização.
De acordo com números prévios da Fenabrave, associação dos concessionários, o compacto está atrás do VW Gol em junho. Os números apontam que, até esta terça-feira (28), o HB20 emplacou 5.997 unidades, enquanto o hatch rival tem 7.708 emplacamentos.
Ainda assim, em 2022, o compacto continua no topo do ranking. Tem, dessa forma, 34.897 unidades emplacadas entre janeiro e maio. São 4.996 exemplares a mais que o segundo colocado, o arquirrival Chevrolet Onix, no acumulado deste ano.