Você está lendo...
Ford Bronco ganha versão arco-íris para celebrar orgulho LGBT+
Notícias

Ford Bronco ganha versão arco-íris para celebrar orgulho LGBT+

Bronco ganha as cores do arco-íris e muito glitter para celebrar mês do orgulho LGBT+; SUV da Ford protagoniza ação de combate à homofobia

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14 de jun, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Bronco
Pintura mescla cores do arco-íris e tom dourado na carroceria para representar o Mês do Orgulho LGBT+
Crédito:Ford/Divulgação

A Ford pintou uma unidade do SUV Bronco Sport nas cores do arco-íris. E a ação tem um propósito, afinal, o modelo celebra o mês do orgulho LGBT+. A meta é que, até o fim de junho, o utilitário 4×4 participe de importantes eventos da comunidade nos Estados Unidos como forma de combate à homofobia. Mas essa história vai além, e começou no ano passado, em resposta ao preconceito de um internauta nas redes sociais.

Em agosto de 2021, um comercial da Ford (veja abaixo) de uma edição especial da Ranger Raptor, com cenário baseado no velho oeste e diversas manobras radicais para dar ênfase à parrudez da picape, sofreu ataque homofóbico. O comentário do internauta sugeria que “o tom azul da pintura da picape era “muito gay”, e pedia “cores másculas”.

Publicidade


Ironicamente, ao invés de deletar o comentário ou apenas ignorar a opinião, a Ford interpretou a crítica como um elogio. Assim, a marca decidiu pintar a Ranger Raptor de dourada com as cores da bandeira LGBT+. Depois, exibiu a picape em vídeo e levou-a para a parada do orgulho LGBT+ na cidade de Berlim (Alemanha), que apoia a causa desde a década de 1990. A reclamação virou hashtag (#VeryGayRaptor), em destaque no vidro traseiro.

Ford/Divulgação

Até Ka em forma de picape

Nas fotos, o modelo – que tem um coração pintado na carroceria, para pedir mais amor – aparece ao lado de um Ford Ka transformado em picape. Este último, aliás, serviu para promover o programa GLOBE, que representa os funcionários LGBT+ desde 1997. Cabe salientar que o Ka picape nunca chegou ao mercado, afinal, trata-se de um conceito.


Ford/Divulgação

Agenda do Bronco Pride Month

Além de exposto no Memphis Pride Fest (Tennessee) e no Motor City Pride (Detroit), o Bronco Pride, com pintura dourada e as cores do arco-íris, participará de outros eventos pelos EUA. O próximo será o Block Party no Ann Arbor YMCA, no dia 25.

Bronco
Ford/Divulgação

Preconceito também no Brasil

Se nos EUA o preconceito ainda persiste, o Brasil tem registros ainda mais alarmantes. O País que mais mata pessoas LGBT+ no mundo (316 mortes só no ano passado), teve caso recente de homofobia. E tudo por conta de um comercial.



Recentemente, uma propaganda do Volkswagen Polo foi alvo de ataques. Nela, um casal gay posa próximo ao hatch da VW. A campanha, por meio do bordão “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo”, tinha a ideia de mostrar os upgrades tecnológicos do veículo e a mente mais aberta das pessoas na atualidade. Mas a resposta não foi essa.

Bronco
Volkswagen/Divulgação

Na ocasião, os mais diversos tipos de preconceitos foram direcionados ao carro e à marca, assim como aos modelos – um casal homoafetivo. Os ataques foram tão fortes, que o termo “Polo” se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter.

Contudo, as agressões dos internautas contra o Polo não surtiram efeito. A campanha foi mantida e a Volkswagen alegou que continua na luta contra qualquer forma de preconceito. Cabe lembrar que qualquer tipo de declaração homofóbica e/ou transfóbica configura crime de racismo no Brasil desde 2019. A pena varia entre 1 e 5 anos de prisão.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião