O Ford Bronco já até chegou no Brasil, mas é na Argentina onde já iniciou sua fase de pré-venda. Importado do México, o SUV médio chega em duas versões a partir de USD 44.200, cerca de R$ 245,7 mil na conversão direta. A má notícia, é que seu preço por aqui deve ficar nessa faixa. Ou seja, por volta de R$ 100 mil a mais do que o valor de seus concorrentes Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
A entrega do SUV está marcada para abril, mês em que ocorrerá seu lançamento oficial no país vizinho. Desde já, o cliente argentino pode escolher pela versão de entrada Big Bend (US$ 44.200) ou pela variante Wildtrak tabelada em US$ 54 mil (R$ 300 mil sem impostos embutidos).
A primeira utiliza o mesmo motor do falecido Focus, o tricilíndrico 1.5 turbo EcoBoost que entrega 175 cv de potência com gasolina e 26,3 mkgf de torque. Por sua vez, o câmbio automático de oito marchas terá paddle-shifts para trocas manuais de marcha. Já a tração é integral nas quatro rodas com bloqueio diferencial traseiro. O veículo ainda oferece sete opções de condução.
Já a segunda configuração usufrui do motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que entrega até 240 cv de potência e 38 mkgf de torque. A transmissão segue automática de oito velocidades com paddle-shifts e a tração também é integral, mas com bloqueio diferencial central e traseiro.
Lista de equipamentos recheada
A lista de equipamentos vem bem recheada desde a versão de entrada. Estão presentes, por exemplo, a central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay, banco do motorista com ajustes elétricos, teto solar elétrico, sistema de partia sem chave, ar-condicionado automático dual-zone, oito airbags e carregador de celular por indução.
Ambas as versões contam com o pacote de segurança Ford Co-Pilot350. Ele dispõe de assistência pré-colisão com frenagem de emergência autônoma e capaz de detectar pedestres, câmera e sensores de estacionamento traseiro, sistema de manutenção de faixa e alerta de ponto cego com tráfego cruzado. É de série também os faróis full-LED.
A versão Wildtrak ainda adiciona o uma câmera de visão frontal 180°, 9 airbags de série e o sistetma Evasive Steering Assist, que usa o sensor da câmera e radares para detectar um veículo mais lento ou parado a frente. Dessa forma, o carro consegue se antecipar e frear ou mudar de faixa, evitando uma possível colisão.
Por aqui, Bronco Sport chegará por R$ 250 mil
Embora o SUV venha importado do México para o Brasil, e portanto, não pagará impostos de importação, a defasagem cambial deve dificultar sua vida por aqui. De acordo com o blog do jornalista Jorge Moraes, da Uol, o Bronco Sport chegará em duas versões (as mesmas oferecidas na Argentina) por cerca de R$ 250 mil.
O problema, sobretudo, é que seus concorrentes diretos tem valores bem abaixo dos seu. O Toyota Corolla Cross, tem preços que vão de R$ 139.990 a R$ 183.980. Enquanto o Jeep Compass, nas versões a diesel, custa entre R$ 191.990 e R$ 231.990. Já o futuro VW Taos, deverá ter valores parecidos com o SUV da Toyota. Ou seja, será muito grande a diferença de preço do Bronco Sport e seus rivais, mesmo com equipamentos e tecnologias parecidas.
Ainda segundo o jornalista, o lançamento do primeiro modelo da “nova Ford” acontecerá no final de maio. Em seguida, a pré-venda e o início de entrega das primeiras unidades ocorrerá em junho.