A Ford e a Volkswagen anunciaram um segundo passo na aliança entre as companhias. Depois de confirmarem que a próxima Amarok será produzida sobre a base da Ranger, é a vez da Ford se beneficiar da VW.
A Forda irá utilizar a plataforma modular elétrica da VW, a MEB, para produzir um carro elétrico em sua fábrica em Colônia, na Alemanha. Como contrapartida, a VW investirá US$ 2,6 bilhões na divisão de inteligência artificial da Ford, a Argo.
O carro será específico para o mercado europeu. A meta é vender 600 mil unidades na Europa do veículo baseado na plataforma elétrica da VW durante seis anos, começando em 2023. A marca já negocia um segundo produto oriundo da MEB.
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Plataforma MEB
Vale lembrar que a VW já investiu US$ 7 bilhões no desenvolvimento da plataforma MEB desde 2016. Isso foi uma forma de acelerar o fim dos problemas causados pelo dieselgate. Com ela, o Grupo VW almeja vender 15 milhões de carros sob algumas de suas marcas – VW, Audi, Skoda e Seat.
O primeiro carro a ser lançado com base nessa plataforma é o ID.3, um carro com medidas de hatch médio que será revelado oficialmente durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em Setembro.
Argo é o novo projeto
Com o investimento na divisão de inteligência artificial da Ford, a Argo, a área equivalente da Volkswagen, a Direção Autônoma Inteligente (AID), será transformada no escritório europeu da Argo.
Atualmente, a Argo é uma empresa avaliada em US$ 1,6 bilhão e com 200 funcionários. Com esse novo acordo, ela passa a ter cerca de 700 em todo o mundo. O valor da Argo subirá para US$ 7 bilhões com a iniciativa.
Dos US$ 2,6 bi investidos pela VW, US$ 1 bilhão é em dinheiro. A montadora alemã comprará US$ 500 milhões em ações da Argo da Ford nos próximos três anos, se tornando uma acionista igualitária com a Ford da empresa de direção autônoma.