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Ford Explorer foi estrela de 1º ‘Jurassic Park’
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Ford Explorer foi estrela de 1º ‘Jurassic Park’

Modelo teve destaque ao ser usado no filme e participar de cena histórica de fuga do Tiranossauro Rex

02 de ago, 2015 · 7 minutos de leitura.

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 Ford Explorer foi estrela de 1º 'Jurassic Park'

Os dinossauros criados em laboratório são o principal destaque do grande sucesso “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros”, de 1993. No entanto, um coadjuvante notável aparece em várias sequências de ação do filme dirigido por Steven Spielberg: a primeira geração do Ford Explorer, lançada ha 25 anos – portanto, três antes da estreia do longa.

No filme, quatro unidades do utilitário foram customizadas para levar os visitantes do parque no passeio entre as jaulas dos dinossauros. O responsável pela transformação dos modelos foi George Barris, criador de nada menos que o primeiro Batmóvel, nos anos 60.

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Elétricos e autônomos, os Explorer do parque corriam sobre trilhos e tinham teto de acrílico transparente e uma TV no painel , mostrando detalhadamente cada atração do local. Nas filmagens, o carro era, na verdade, conduzido por um motorista escondido no porta-malas, com controles de direção, acelerador e freios adaptados.

Na trama, dois paleontólogos, Allan Grant (Sam Neil) e Ellie Sattler (Laura Dern), são convidados a conhecer o parque dos dinossauros para dar aval técnico à sua abertura. Mas uma série de problemas no sistema de gerenciamento do local causou uma falha nas cercas elétricas durante a visita inaugural. Os defeitos foram gerados por Dennis Nedry (Wayne Knight), que, insatisfeito com o salário pago por John Hammond (Richard Attenborough), dono do empreendimento, sabota o sistema.

Sem as cercas elétricas, os dinossauros ficam à solta, o que ocasiona a antológica cena da fuga do Tiranossauro Rex, que ataca um dos Explorer parados em frente à jaula, destruindo o carro e aterrorizando ocupantes e plateia nos cinemas. Dentro de um deles, iam justamente os netos de John Hammond.


O curioso é que, no livro que originou a saga, escrito por Michael Crichton em 1990, os veículos de turismo eram Toyota Land Cruiser. Porém, um acordo com a Ford levou os Explorer à telona junto com o Jeep Wrangler, que também aparece no filme (e volta à ativa no mais recente filme da franquia, “Jurassic World”, que está em cartaz nos cinemas).

Trajetória de sucesso
O Explorer foi lançado nos Estados Unidos em 1990, já como linha 1991, para fazer frente ao bem-sucedido Jeep Cherokee. O modelo substituiu o Ford Bronco II, mas com uma proposta mais urbana e voltada a conforto e espaço para famílias, mesmo sendo uma derivação da picape Ranger da época e ter configuração de cabine sobre chassi, como nas picapes.

Junto do Cherokee, o Explorer foi um dos precursores dos utilitários familiares, usados na maior parte do tempo para levar crianças à escola e a passeios de fim de semana.


A primeira geração foi produzida apenas até 1994 e usava motor V6 de 4 litros e 160 cv acoplado a um câmbio automático de quatro marchas ou a um manual de cinco. Já havia opção de tração traseira ou 4X4 com acionamento por teclas no painel. Além disso, a carroceria poderia ter duas ou quatro portas.

As últimas safras da primeira fase do Explorer chegaram a ser vendidas no Brasil entre 1993 e 1994 com algum êxito comercial. Logo em 1995, chegava a segunda geração, com amplas melhorias ante à anterior e direito a motor V8 de 5 litros na versão de topo, Limited.

Firestone
Foi nesta geração que ocorreu o escândalo que ocasionou o fim da histórica relação entre Ford e a fabricante de pneus Firestone. Detectou-se um problema nos pneus que equipavam o utilitário. A falha causava a soltura da banda de rodagem com o carro em velocidades elevadas. A cerca de 110 km/h, os pneus poderiam se esvaziar repentinamente, causando a perda do controle do utilitário. Cerca de 240 mortes foram atribuídas ao problema. O episódio abalou a reputação do Explorer e da Firestone.


O jipão da Ford ainda passaria por mais duas gerações até chegar à atual, a quinta – e a primeira a usar carroceria em monobloco, o que garante mais conforto ao rodar. Com visual bem mais moderno, o Explorer de hoje tem linhas mais próximas às do sedã grande Taurus do que às da picape Ranger.

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