A Ford parou a produção de carros nos Estados Unidos nos últimos dias e não foi por causa da escassez de chips. Segundo reportagem do jornal norte-americano The Wall Street Journal, a montadora precisou paralisar suas fábricas no País por falta de logotipos. Estamos falando do clássico escudo do oval azul com o nome da marca ao centro. A Ford confirmou o caso, bem como revelou que vários veículos estão parados nos pátios das fábricas.
De acordo com a fabricante, um dos modelos mais afetados é a picape F-150. Trata-se, aliás, do veículo mais vendido da marca no país. A Ford, contudo, não confirmou o número nem os modelos afetados pelo problema. No entanto, falta dos itens gerais, que vão de chips a emblemas (de nomenclaturas dos carros), já deixaram 45 mil veículos Ford parados.
Para tentar driblar a crise, a fabricante tentou produzir emblemas em impressoras 3D. Entretanto, a qualidade das peças ficou aquém do aceitável e a ideia foi abortada.
Como começou?
Todo o problema começou com a fornecedora Tribar Technologies, de Michigan (EUA), que vinha despejando resíduos químicos, sem qualquer tratamento, na rede de esgotos local. Assim, após advertência, a empresa precisou reduzir sua produção até a solução do problema. O jornal afirma que a Tribar, por meio de porta-vozes, disse que a situação segue em processo de solução. Sobre a normalização das entregas na Ford, nada de esclarecimentos.