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Aston Martin, Citroën, Peugeot, Renault e VW: marcas mudam logotipo
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Aston Martin, Citroën, Peugeot, Renault e VW: marcas mudam logotipo

Marcas de carros estão renovando os logotipos para acompanhar transformação da indústria e se adequar à era digital, com formas mais simples

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

29 de set, 2022 · 10 minutos de leitura.

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Logotipo
Citroën deixou logotipo parecido com o emblema do início do século passado
Crédito:Citroën/Divulgação

A Citroën revelou, nesta semana, seu novo logotipo. O clássico duplo chevron permanece em destaque. Entretanto, neste, que é o décimo símbolo da história da montadora francesa, a inspiração veio lá da primeira logomarca, datada de 1919.

Logotipo
Citroën/Divulgação

Assim como outras fabricantes, a Citroën optou pelo estilo retrô. Destaque para a simplicidade do escudo em formato oval, que circunda o duplo chevron, ao centro. “À medida que embarcamos no capítulo mais emocionante de nossa história, de 103 anos, (percebemos que) é o momento certo para a Citroën adotar um novo visual”, enfatiza Vincent Cobée, CEO da Citroën.

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Logotipo
Citroën/Divulgação

Carros mais tecnológicos, logotipos mais simples

Conforme contamos, a Citroën não é a única marca que atualizou o logotipo recentemente. Aston Martin, BMW, Peugeot, Nissan, Renault, VW, entre outras, também mudaram os símbolos de 2020 para cá. Esse movimento ocorre de forma massiva como nunca antes na indústria. Ou seja, é uma resposta à transformação em curso no modelo de negócio e nos próprios carros, que avançam cada vez mais rapidamente rumo à eletrificação.



Contudo, mesmo com tanto progresso, com carros cada vez mais tecnológicos e conectados, é notável que os logotipos, em contrapartida, estão ficando mais simples. Isso tem a ver com os novos tempos. Além de se adequar às questões atuais, como preservação do meio ambiente e mobilidade sustentável, as fabricantes precisam, da mesma forma, migrarem para a era digital.


Agora, tudo é mais rápido, mais dinâmico. Dessa maneira, há maior preocupação com a exposição dos logotipos. Isso quer dizer que as linhas mais simples e o abandono dos formatos 3D, por exemplo, casam melhor com as plataformas digitais. Afinal, quem manda hoje é o rankeamento na internet. Por isso, nunca antes o termo “menos é mais” fez tanto sentido. Isso explica porque as fabricantes têm usado cada vez menos detalhes em seus emblemas.

Confira abaixo, em ordem alfabética, as mudanças de logotipo dos últimos anos:

logotipo
Aston Martin/Divulgação

Aston Martin

Uma das mais recentes mudanças de logotipo aconteceu há dois meses. A Aston Martin atualizou sua logomarca pela oitava vez em 109 anos de história. Seguindo a tendência de linhas simplificadas e visual mais limpo, a marca abandonou o semicírculo que envolvia o nome “Aston Martin”. Mesmo sem mudanças drásticas, a marca britânica de esportivos de luxo – famosos por aparições nos filmes do agente secreto 007, James Bond – resolveu, com o feito, iniciar uma nova etapa a fim de acelerar seu crescimento e, assim, atrair novos clientes.

BMW

Tradicionalmente focada no prazer em dirigir, a BMW também mudou seu logotipo. Com fundo removido, ficou mais direto e sem o efeito tridimensional. O anel externo, em preto, também saiu de cena. Na época, a marca explicou as novidades como “abertura e clareza” extras ao conjunto para, assim, remeter à nova fase de eletrificação e conectividade de seus veículos.

BMW/Reprodução

Aliás, a divisão esportiva M – que acaba de apresentar seu SUV híbrido XM, de quase 800 cv – também não ficou de fora da nova tendência. Desse modo, no fim do ano passado, resgatou os 50 anos de história por meio de um logotipo reformulado. Tem cores azul, violeta e vermelho em posição circular por volta do emblema para representar, respectivamente, a marca, o espírito de corrida e a mistura entre ambos.

Fiat

Fiat/Divulgação

Com a ideia de se tornar uma marca mais “pop”, a Fiat mudou não só o logotipo, mas até adotou o slogan “A paixão move”. O objetivo é se tornar mais conectada, informal, leve, democrática e inclusiva. Para isso, o escudo datado de 2006 ficou no passado. Agora, letras garrafais identificam os carros da italiana. O Fiat Flag também foi resgatado e repaginado. Nele, quatro barras nas cores da bandeira da Itália (sua terra natal) representam as quatro letras.


Logotipo
Fiat/Divulgação

Kia

De olho na liderança de carros elétricos, a Kia simplificou o seu logotipo no começo do ano passado. Sob o slogan “Movimento que inspira”, a marca lançou a novidade a fim de representar o compromisso de mudança e inovação. “A indústria automotiva está passando por um período de rápida transformação e a Kia está se moldando e se adaptando de forma proativa a essas mudanças”, disse Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.

O alarde para o lançamento do logotipo remodelado foi tamanho que a Kia entrou para o Guinness Book. Durante o show de revelação, a marca registrou o maior número de veículos aéreos não tripulados lançando fogos de artifício simultaneamente.


Kia/Divulgação

Nissan e Renault

Nissan e Renault também abandonaram o formato 3D para apostar em algo mais conceitual e dinâmico. Da mesma forma, a iluminação incorporada ao emblema (em alguns carros) faz parte das mudanças. E a ideia retrô é tão forte que, na montadora francesa, foi apresentada no Renault 5 Prototype (foto abaixo), um carro elétrico com inspiração no hatch R5, de 1972.

Renault
Renault/Divulgação

Peugeot

Logo que passou a pertencer ao grupo Stellantis, a Peugeot reestilizou o escudo do leão, que simboliza a empresa desde 1850 – quando se dedicava à produção de moinhos de café. No novo logotipo, destacam-se apenas a cabeça do leão e o nome da marca francesa. Até então, o felino era retratado sempre de corpo inteiro e de vista lateral, com as patas e tronco erguidos. O novo emblema estreou no lançamento do hatch médio 308, na Europa.

Peugeot 308 híbrido plug-in
Peugeot/Divulgação

Rolls-Royce

Houve mudanças também no logotipo da Rolls-Royce. A marca buscou identidade diferenciada por meio de novas cores e grafia simplificada para atrair clientes mais jovens. De acordo com a fabricante, os tons Purple Spirit e Rose Gold visam transmitir sensação de realeza e prosperidade. Os dois ‘R’ sobrepostos permaneceram iguais, entretanto, com pegada mais moderna e relevo mais plano.


Rolls-Royce
Rolls-Royce/Divulgação

Além disso, o Spirit of Ecstasy (Espírito do Êxtase, em português), a estatueta que fica sobre o capô dos Rolls-Royce, ganhou nova identidade visual. Na versão digital, aparece simplificada.

Volkswagen

nivus
Volkswagen/Divulgação

Por fim, uma das primeiras marcas a adotar novo logotipo nessa última leva de adequações foi a Volkswagen. A marca resolveu apostar na digitalização e adotar formato 2D em seu logotipo, bem como reduziu a espessura das letras “V e W” que compõem seu emblema. No Brasil, o novo logotipo estreou no Nivus (foto acima), em junho de 2020.

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