Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

03/07/2023 - 4 minutos de leitura.

Ford Fiesta se despede após 47 anos e dará lugar a novo SUV elétrico

A Ford vai encerrar fabricação do Fiesta, um de seus carros mais populares, no próximo dia 7 de julho para focar na produção de SUVs

Ford Fiesta foi produzido no Brasil em diferentes gerações desde 1996 até 2019 Crédito: Ford/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Após quase 50 anos de mercado, o Ford Fiesta vai se despedir da Europa, onde é um dos modelos mais populares no segmento de hatches compactos. A fábrica de Colônia, na Alemanha, produzirá a última unidade nesta sexta-feira, dia 7 de julho, e guardará o exemplar no museu da unidade.

O Fiesta é um dos modelos mais vendidos da Ford na Europa desde o seu lançamento em 1976. No Brasil, a montadora encerrou as atividades em 2021 com o fechamento da fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde o Fiesta foi feito até o fim de 2019. Ao todo, foram mais de 20 milhões de unidades no mundo ao longo de 47 anos.

As muitas gerações do Fiesta desde a estreia do compacto em 1976 (Ford/Divulgação)
Continua depois do anúncio

O Ford Fiesta chegou às primeiras posições na Inglaterra e em outros países europeus, mas, na última década, os SUVs tomaram conta do mercado. Mesmo assim, o hatch se manteve entre os 10 modelos mais vendidos por anos. Entretanto, o atual plano global da Ford, com foco em SUVs, picapes e veículos comerciais, vai encerrar sua carreira.

Assim, a produção do Ford Fiesta termina nesta semana em Colônia, na Alemanha, para atender à demanda do mercado europeu. Lá, o hatch tem oito versões e preço incial de 19.135 euros, o equivalente a cerca de R$ 100.745 na conversão direta.

Fiesta foi por muitos anos o modelo mais vendido da marca no Brasil (Ford/Divulgação)

Ford Fiesta no Brasil

A história do Fiesta no Brasil começou em 1994, quando chegou importado da Espanha em sua terceira geração. Assim, depois de dois anos promissores, a produção nacional teve início em 1996, na quarta geração do compacto. A quinta geração estreou em 2003. E abriu caminho para a carroceria sedã. Depois, deu origem ao EcoSport. A sexta geração chegou em 2010, primeiro importada. E depois ganhou produção local até sair de linha em 2019.

Atual geração do hatch que sairá de linha em definitivo (Ford/Divulgação)

Adeus, Ford Fiesta

Por fim, o principal motivo de a marca encerrar a produção é para abrir espaço em Colônia para o SUV elétrico Explorer. Seja como for, a Ford já anunciou que, a partir de 2030, focará em elétricos na Europa. E o Fiesta, assim como o Focus, está fora dos planos.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
BYD DOLPHIN EV: COMO É O NOVO CARRO ELÉTRICO DE ENTRADA

Notícias relacionadas

Notícias

BYD Shark estreia na próxima semana; veja o que sabemos

Notícias

Novo Hyundai Creta faz sucesso na Índia e vende quase o dobro do Brasil

Notícias

BYD registra patentes do SUV elétrico Seal U no Brasil

Notícias

Volkswagen Virtus fica mais caro neste mês após reajuste; veja o preço

OFERTAS 0KM
R$ 129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$ 144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO Hybrid Max Drive

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

R$ 134.990,00

Caoa Chery Tiggo 7 Sport

R$ 144.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

VER TODAS AS OFERTAS