A Ford registrou patente de um sistema que deixou muitos norte-americanos em alerta. A tecnologia feita para carros autônomos prevê o recolhimento de unidades com pagamento em atraso. De início, a aplicação prevê o desligamento de equipamentos básicos, como o ar-condicionado, por exemplo. Já no caso de dívidas maiores, os veículos da marca poderão simplesmente desligar os motores e até voltar sozinhos para as concessionárias.
Entretanto, após alta repercussão na imprensa norte-americana, a montadora afirmou que não vai lançar o novo sistema nos Estados Unidos. Pelo menos não tão cedo.
Conforme contamos no Jornal do Carro, essa patente não era novidade para a marca, que vinha trabalhando nela desde 2021. Ao receber o sinal verde, o sistema pode retomar o veículo do dono, assim como pode até dirigir ao ferro-velho, se o seu valor de revenda não cobrir a dívida. Tudo depende da resposta do proprietário, que, se ignorar os avisos da montadora, pode perder o carro.
Entretanto, a empresa afirmou em nota que não tem planos de agir para retomar veículos. E que as patentes da marca são geradas de maneira comum. Ou seja, o registro não significa que tais tecnologias ganharão produção. A possibilidade existe, mas é incerta. Portanto, por enquanto, não há razão para se preocupar com a possibilidade de o carro voltar sozinho para a revenda da Ford. Um alívio para os futuros compradores.
O Jornal do Carro também está no Instagram!