Você está lendo...
Carros da Ford voltarão sozinhos para a loja se o dono deixar de pagar
Notícias

Carros da Ford voltarão sozinhos para a loja se o dono deixar de pagar

Patente registrada pela Ford permite que veículos autônomos "abandonem" seus donos em caso de inadimplência e retornem para a concessionária

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

04 de mar, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Ford Mustang Mach-E
Carros autônomos da Ford poderão desligar motor e sistemas como o ar-condicionado e até retornarem para as concessionárias sozinhos se dono não pagar prestações
Crédito:Ford/Jim Farley/Divulgação

A Ford norte-americana trabalha em um projeto, segundo detalhes da revista Car and Driver, de um sistema que permite aos carros da marca voltarem às lojas sozinhos, em caso de não pagamento das dívidas de seus donos.

O sistema, ativado à distância, permite ao carro “abandonar o dono”, e, com isso, dirigir-se por conta própria até a casa do proprietário. A depender da situação da dívida, o carro pode voltar para a concessionária sozinho, até que se paguem as parcelas.



Esse sistema não é novidade para a montadora. Dados do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos mostram que a Ford fez o registro dessa patente em 2021, mas só agora obteve resposta. Desse modo, só assim poderá prosseguir com o desenvolvimento.

Publicidade


Caso não pague, dono de Ford pode ficar sem ar-condicionado

F 150 Lightning
Picape elétrica F-150 Lightning já está à venda nos EUA (Ford/Divulgação)

Mas é importante dizer que o sistema, que vai funcionar em carros autônomos e semiautônomos da Ford, não retoma o veículo por qualquer motivo. Alertas chegam ao motorista e, caso não gerem resposta, podem desligar itens importantes, como, por exemplo, ar-condicionado, rádio e vidros elétricos. A depender do caso, o motor também será desligado.

Aliás, caso o valor de recompra não seja o suficiente para cobrir a dívida, o carro pode até ir por conta própria para um ferro-velho. Entretanto, a tecnologia ainda está distante da realidade. Ainda é necessário avançar na melhoria dos sistemas autônomos, para que só assim seja possível retomar os veículos sem ninguém ao volante. Ou seja, ainda há um bom tempo até que os carros da Ford voltem sozinhos para as concessionárias por falta de pagamento.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Veja como é o SUV híbrido Haval H6 GT, primeiro carro da GWM no Brasil
Deixe sua opinião