Após alguns meses de espera, a Ford vai apresentar o seu primeiro SUV elétrico feito em parceria com a Volkswagen. De acordo com o site alemão Automobilwoche, a revelação será em março. Até o momento, não há muitas informações sobre o utilitário. Entretanto, é certo que será um crossover médio feito sobre a plataforma MEB, da família ID da VW.
Para quem não se lembra, no começo de 2022 as duas montadoras firmaram acordo para produção em conjunto de veículos comerciais e sistemas de condução autônoma. Inclusive, um fruto da parceria é a nova VW Amarok 2023, feita sobre a mesma base da nova Ranger. Dessa forma, com foco no mercado Europeu, a Ford pretende aumentar o volume de produção para 1,2 milhões de unidades em um prazo de seis anos.
Motor do VW ID.4
Ainda não há nenhum detalhe sobre visual ou equipamentos. Mas, recentemente, o líder da divisão Ford E, Martin Sander, mostrou um pequeno spoiler (acima) do modelo nas redes sociais. Na imagem, aparece uma parte do para-choque, bem como um pedaço do farol. Para o crossover esportivo, o visual parece mais parrudo, com faróis arredondados. Além disso, nas imagens de divulgação, é possível ver a silhueta do crossover com faróis em formato de ‘L’ invertido.
Seja como for, é bem provável que o utilitário médio tenha uma motorização similar ao conjunto usado pelo SUV ID.4 da Volks, com potências entre 146 cv e 201 cv. Seja como for, é certo que ele terá em média 500 km de autonomia graças a plataforma MEB, que permite baterias de até 77 kWh.
SUV esportivo vem em seguida
Outro modelo que também está na mira é um crossover com pegada esportiva. Este pode se aproximar mais do ID.5, que entrega 299 cv de potência. De acordo com as especulações, o design terá a linguagem visual da Ford. A autonomia pode ser de até 500 km. Diferente do crossover médio, que tem previsão de vendas já em 2023, o SUV esportivo deve ficar apenas para 2024.
Vale lembrar, além dos dois SUVs, a marca vai revelar mais 5 modelos 100% elétricos. Um deles, inclusive, será o Puma, que passará por uma reestilização. Assim, os três se juntarão ao Mustang Mach-E. Já no lado dos comerciais, que também terá participação da VW, a Ford confirmou as novas gerações do Transit/Tourneo Curier e Transit/Tourneo Custom, que vão se unir ao E-Transit. Todos terão produção na fábrica de Colônia, na Alemanha.