Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

27/01/2024 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 26/01/2024 | 16:24

Ford reduz produção de F-150 elétrica e prioriza Ranger e Bronco

Desaceleração das vendas de carros elétricos nos EUA motivou Ford a diminuir produção da picape mesmo depois de ampliar capacidade da fábrica

Ford F-150 Lightning Crédito: Ford/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Por conta de uma diminuição na demanda, a Ford vai reduzir a produção da picape elétrica F-150 Lightning nos EUA a partir de 1o de abril. Ao mesmo tempo, a montadora pretende aumentar o volume do SUV Bronco e da Ranger a combustão para equilibrar a balança, a fim de atender pedidos dos consumidores.  


Leia Mais


A atitude da empresa não chega a ser surpresa. Isso porque a venda de carros elétricos vem crescendo em ritmo mais lento que o esperado no mercado norte-americano. 

“Estamos tirando vantagem da nossa flexibilidade de manufatura para oferecer escolhas aos clientes, enquanto colocamos na balança nosso crescimento e lucratividade”, disse Jim Farley, CEO da Ford.

Continua depois do anúncio

Ford/Divulgação

Estratégia arriscada da Ford

O anúncio, entretanto, é visto como um retrocesso. A montadora deve diminuir em 50% a produção da F-150 Lightning em sua fábrica no Michigan. Isso mesmo depois de ter ampliado significativamente a capacidade local de produção de veículos elétricos no ano passado. Agora, a picape será montada em apenas um turno em vez de dois. Isso impactará cerca de 1.400 funcionários.

De acordo com a Ford, aproximadamente metade dos trabalhadores afetados serão transferidos para as linhas de Bronco e Ranger. Esses modelos deverão receber um terceiro turno a partir do segundo trimestre deste ano. Outros poderão ir para fábricas próximas ou participar de um “programa especial de incentivo a aposentadorias”, diz a empresa.


Ford/Divulgação

Ainda que a Ford preveja a queda na demanda da F-150 Lightning, as vendas do modelo cresceram 55% no ano passado para mais de 24 mil unidades. Entretanto, o ritmo de emplacamentos vem diminuindo. 

Por outro lado, as vendas de Bronco e Ranger caíram 9,7% e 43,3% em 2023 se comparado a 2022. Mesmo com as justificativas de que os emplacamentos caíram pela greve de seis semanas dos trabalhadores e pela troca de geração da picape, a estratégia da Ford parece arriscada.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Mercado

Stellantis anuncia Leapmotor no Brasil, nova marca chinesa de elétricos

Segredos

Novo Ford Ecosport ganha projeções e terá versão híbrida

Notícias

Ford Territory surge reestilizado e com versão híbrida plug-in

Notícias

BYD Shark: picape híbrida estreia com 840 km de autonomia; veja o preço

OFERTAS 0KM
De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

A partir de R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug-in Hybrid

A partir de R$ 164.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

De R$ 154.690 por R$ 137.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai Creta Limited Safety

A partir de R$115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

VER TODAS AS OFERTAS