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Ford tem melhor sistema de direção semiautônoma dos EUA, diz empresa
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Ford tem melhor sistema de direção semiautônoma dos EUA, diz empresa

Avaliações mostraram que a Ford tem o sistema de direção semiautônoma mais confiável nos EUA; Tesla perde força após atualização

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

28 de out, 2023 · 5 minutos de leitura.

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ford direção semiautônoma
Ford BlueCruise lidera o ranking de acordo com a empresa Costume Reports
Crédito:Divulgação/Ford

Embora a condução autônoma esteja longe dos carros de produção, a maioria das montadoras já trabalham em sistemas de direção semiautônomos que ofertam muitas facilidades para a vida do motorista. Pois agora, a Consumer Reports (organização de consumidores americana), elencou quais são os sistemas mais confiáveis nos EUA.

De acordo com a empresa, as avaliações aconteceram em um centro de testes, bem como em um circuito de 80 km em vias públicas. Ao todo, os sistemas passaram por 40 testes que incluem direção, controle de velocidade, entre outros. Vale dizer que a empresa afirmar que, embora os sistemas consigam manter os carros na estrada, não são 100% autônomos. Afinal, mesmo os melhores recursos exigem que o motorista fique atento o tempo inteiro.



GM Chevrolet Blazer EV
Chevrolet/Divulgação

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Por fim, a avaliação conta com cinco categorias específicas para pontuação. Sendo elas: capacidades e desempenho, manter o motorista engajado, facilidade de uso, clareza de quando é seguro utilizar e avaliação para a falta de resposta do motorista. A pontuação total é de até 100.

Ford dispara na frente

Segundo o ranking feito pela Consumer Reports, o sistema semiautônomo BlueCruise da Ford é o mais confiável. Aliás, a empresa ressalta pontos como assistência para mudanças da faixa e o controle de cruzeiro adaptativo, o ACC. Logo em seguida, vem o Super Cruise da General Motors, por exemplo. Para a empresa o sistema é muito bem-vindo à medida que a montadora expande sua disponibilidade para outros modelos do grupo. Por fim, o ‘top 3′ se encerra com a Mercedes-Benz.

Além disso, um ponto de atenção vai para a Tesla, que caiu no ranking após a revisão do sistema ProPilot Assist 2.0. Cabe lembrar que, em agosto, a montadora do Elon Musk entrou novamente em investigação após ser acusada de afrouxar o sistema Autopilot. Assim, permite que o motorista fique mais tempo sem as mãos no volante. Ou seja, aumentando o risco de acidentes de trânsito. Saiba mais.


Tesla Model 3 elétricos direção semiautônoma
Tesla/Divulgação

Por fim, a empresa também comenta sobre o sistema Driving Assist 2 da Hyundai, que subiu 12 pontos após uma atualização recente. De acordo com a avaliação, o sistema melhorou na centralização de faixa, afirmando melhorar o efeito “pingue-pongue” na faixa.

Veja o ranking dos sistemas de direção semiautônomos:

  • Ford / Lincoln BlueCruise: 84
  • GM Super Cruzeiro: 75
  • Assistência ao motorista Mercedes-Benz : 72
  • Profissional de Assistência à Condução BMW : 69
  • Toyota/Lexus Safety Sense/Sistema de Segurança: 65
  • Nissan/ Infiniti ProPilot Assist 2.0:63
  • VW / Audi Travel Assist / Adaptive Cruise Assist: 62
  • Piloto automático Tesla: 61
  • Assistência Lucid Highway: 59
  • Assistência Rodoviária Rivian: 59
  • Hyundai / Kia / Genesis 2: 59
  • Cruzeiro Adaptativo Subaru com Centralização de Faixa: 59
  • Assistência Nissan/Infiniti/ProPilot
  • Honda/Acura HondaSensing/AcuraWatch: 58
  • Cruzeiro adaptativo Jaguar/Land Rover com assistência de direção: 53
  • Assistência ao piloto Volvo / Polestar : 53
  • Assistência de direção em rodovia Hyundai / Kia / Genesis: 47

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.