Você está lendo...
Forester L é a nova opção de entrada do SUV da Subaru no Brasil
Lançamentos

Forester L é a nova opção de entrada do SUV da Subaru no Brasil

Novo Forester L se junta às versões Sport e XT Turbo e complementa a linha do Subaru no País

Redação

09 de nov, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Subaru Forester L / Crédito: Subaru
Crédito:

Já está à venda no Brasil a versão L do Forester, que passa a ser a opção de entrada do SUV da Subaru no País. Com preço sugerido de R$ 118.900, a novidade, que será oferecida até o fim deste mês com IPVA e documentação grátis, tem a mesma base mecânica da versão intermediária, Sport.

O Forester L traz motor 2.0 boxer (cilindros opostos) a gasolina, que gera 150 cv de potência e 20,2 mkgf de torque, câmbio automático de seis marchas e tração 4×4. De série há itens como ar-condicionado de duas zonas, rodas de liga leve de 18 polegadas e seis air bags, entre outros.

Também fazem parte do pacote suspensão traseira com sistema de nivelamento automático, controles de tração e estabilidade e distribuição eletrônica de frenagem. Assistente de partida em rampas, ativação automática dos faróis e dos limpadores de para-brisa são outros equipamentos de série.

Publicidade


No visual, a nova versão compartilha a grade hexagonal dos demais Forester. Entre os destaques da dianteira, há duas grandes entradas de ar e faróis de neblina nas extremidades do para-choque. Os faróis têm luzes bi xenônio e sistema que direciona o facho para iluminar melhor curvas. Atrás, as lanternas são de LEDs e há câmera para auxiliar em manobras.

Na cabine há itens como computador de bordo e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas. Há ainda controles do sistema de som no volante, que é revestido de couro.

Outras versões


A mais que a versão L, a Sport, que já estava à venda no País, traz teto solar elétrico, opção de trocas de marcha por meio de hastes no volante e partida do motor sem chave (por botão).

A opção XT Turbo, de topo da linha, tem motor 2.0 com turbo de 240 cv de potência e câmbio automático de oito velocidades. Além dos itens da Sport, inclui sistema de som da marca Harman/Kardon, navegador GPS e três modos de condução (Intelligent, Sport e #Sport).

 


 


VEJA TAMBÉM: OS 20 CARROS MAIS VENDIDOS EM OUTUBRO DE 2017

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Energia solar se integra ao sistema de recarga do veículo elétrico

Como as placas fotovoltaicas ajudam a realimentar as baterias e a reduzir os custos do consumo de energia?

17 de jun, 2024 · 2 minutos de leitura.

A energia solar tem se mostrado uma ótima alternativa para a recarga de veículos elétricos. Afinal, ela possibilita o carregamento do automóvel em casa ou em outro local com estrutura fotovoltaica.

“É importante observar que o tamanho da bateria do carro pode influenciar diretamente no dimensionamento dos painéis necessários”, diz Fabio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). “Cada modelo possui uma capacidade de armazenamento diferente, o que impacta no sistema ideal para fazer a recarga.”

A eletricidade gerada nos painéis solares está no formato de corrente contínua (CC). Mas a maioria dos aparelhos elétricos usa a chamada corrente alternada (CA). Daí a necessidade do inversor solar. 

Como o nome indica, esse aparelho é responsável por converter a eletricidade em corrente contínua dos painéis em alternada. Dessa maneira, permite que a bateria do carro elétrico seja realimentada.

Vantagens

“Se for superior ao consumo, a energia gerada poderá ser armazenada em baterias. Ou, dependendo do tipo de sistema, é enviada de volta para a rede elétrica”, explica Delatore.

Ele destaca que o número de placas solares está diretamente ligado à potência necessária para o sistema atender às necessidades do local. Quanto mais placas, maior a potência do sistema.

“Dependendo do ponto onde as placas serão instaladas – no telhado, por exemplo –, o espaço disponível pode limitar a quantidade de painéis solares”, afirma.

Além de reduzir as emissões de CO2 associadas à geração de eletricidade, a integração de módulos fotovoltaicos aos carros elétricos diminui os custos e a frequência de recarga das baterias.

Assim, a energia solar baixa os custos de recarga em até 74% em comparação aos veículos com motor a combustão, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Veja outras vantagens para recarregar o carro elétrico com painéis solares:

  • Economia. Os custos de carga das baterias podem ser drasticamente reduzidos, chegando a praticamente zero quando se utiliza energia solar.
  • Sustentabilidade. A energia fotovoltaica é renovável e limpa, contribuindo para a redução do impacto ambiental associado ao transporte.
  • Contra aumentos. Em época de estiagem e aumentos nas tarifas de luz, o sistema fotovoltaico ajuda a diminuir os custos.
  • Vida útil. Alguns painéis solares possuem garantia de 12 anos contra defeito de fabricação e 25 anos de garantia de produção linear de energia.

Algumas empresas de logística vão além. Elas estão instalando painéis solares na própria superfície dos veículos elétricos de sua frota. Então, essa tecnologia consegue transferir diretamente a energia para as baterias.