Você está lendo...
Fórmula 1: Tour virtual permite entrar na McLaren de Ayrton Senna
Notícias

Fórmula 1: Tour virtual permite entrar na McLaren de Ayrton Senna

Tecnologia é a mesma do Google Maps e funciona no computador e celular; entrar na McLaren MP4/8 de Senna é uma das atrações do tour virtual

Eugênio Augusto Brito, Colaboração para o Jornal do Carro

05 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

McLaren MP4/8 e McLaren P1
McLaren MP4/8 que foi de Ayrton Senna e supercarro McLaren P1 têm tour virtual disponível no Google Street View
Crédito:Zak Brown /McLaren/Divulgação

Que tal entrar no McLaren MP4/8, o carro de Fórmula 1 com o qual Ayrton Senna correu sua última temporada na McLaren, em 1993? Depois, enquanto a adrenalina baixa, poder olhar de pertinho o M23 que deu o título de 1974 a Emerson Fittipaldi? Fazer esse tour de verdade é complicado. Afinal, os carros estão em Woking, na Inglaterra, no Centro Tecnológico da McLaren (MCT na sigla em inglês). A instalação foi inaugurada em 2003.

Atualmente, o prédio de aço e vidro orçado em 300 milhões de libras (R$ 1,87 bilhão) é a sede da equipe de F1, da fábrica e do museu. Entretanto, apenas os funcionários e pilotos podem passar por lá rotineiramente. Pessoas inscritas no programa de fidelidade da McLaren até entram de graça, mas apenas se ganharem um sorteio e arcarem com o deslocamento.



Mclaren MP4/8 Senna
É possível ter a sensação de entrar no cockpit do F1 de Senna, com imagem em 360 graus
Captura de Imagem fev. 2023 / Google

Publicidade


Tour virtual pelo Google Street View

McLaren e Google são parceiros desde 2022 e, se a união não é vitoriosa nas pistas, pelo menos pode nos dar alguma alegria virtual. Com um clique na tela do Google Street View, que mapeia ruas para o Google Maps, é possível fazer o tour pelo PC ou celular. Dessa forma, ao se “passear” pelas instalações, alguns dos carros mais importantes da equipe britânica exibem um ícone azul, que abre uma ficha técnica com um clique.

Já outros permitem ainda algo mais interessante: com outro clique, você entra na cabine da McLaren, com imagens de 360 graus. Mas a experiência trava às vezes. Às vezes, o mouse não te leva aonde você gostaria. Em outras, aquele carro raro fica meio torto e distante, mesmo com vários toques na tela.

Só que, no geral, é possível curtir os detalhes do MP4-1, primeiro modelo de fibra de carbono, de 1981. Ou do trio MP4/5, MP4/5B e MP4/6, imbatível nas mãos de Senna e Alain Prost, entre 1990 e 1991. E o MP4/23 do polêmico primeiro título de Lewis Hamilton. Da mesma forma, pode-se ver o McLaren P1, supercarro de R$ 15 milhões e 916 cv, ou o SUV elétrico 4×4 da Extreme-E.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Confira fatos inusitados e histórias pouco conhecidas do ídolo Ayrton Senna
Deixe sua opinião