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Fraude da VW repercute na Índia e Suíça
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Fraude da VW repercute na Índia e Suíça

Índia terá recall de 100 mil veículos. Na Suíça, promotores têm 600 denúncias ligadas ao assunto

01 de nov, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Fraude da VW repercute na Índia e Suíça

O inferno astral que ronda a Volkswagen desde que veio à tona o escândalo da fraude nos testes de emissões de seus carros a diesel parece longe de acabar. Agora, a fumaça da confusão está chegando a países tão diversos como Índia e Suíça.

No país asiático, a montadora está prestes a fazer um recall de cerca de 100 mil veículos, sendo 80% importados. Entre eles estão Vento (foto), Polo, Jetta e Passat. A imprensa indiana estima que as convocações começarão já na primeira semana deste mês.

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Já na Suíça, a Justiça recebeu cerca de 600 queixas-crime relacionadas à fraude da VW. As denúncias foram apresentadas nos sete cantões do país, sendo que a maioria veio de cidadãos de Genebra e de outras cidades da parte francesa. Em razão da grande quantidade, o órgão que corresponde ao Ministério Público Federal decidiu concentrar o processamento de todas as queixas, evitando que fossem decididas localmente, com a possibilidade de resultados discrepantes.

Enquanto isso, na Alemanha, os promotores agora investigam quem foi o responsável pela construção do software utilizado para burlar os testes de emissões de poluentes nos motores a diesel. O Grupo VW fechou o terceiro trimestre de 2015 em prejuízo, seu primeiro resultado negativo nos últimos 15 anos.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.