Fusca Type 60 de 1941 de chassis número 20 foi achado debaixo de uma árvore cheio de lama grudada. Ele começou a ser restaurado em 88
Por
Redação
23 de nov, 2018 ·
4m de leitura.
O Volkswagen Fusca é um dos carros antigos mais amados do mundo. Seu perfil popular, vindo da intenção de ser acessível a todo mundo, e sua proximidade do nazismo alemão fazem de sua história uma das mais ricas da indústria.
Mas foi seu desenho inconfundível, criado por Ferdinand Porsche, que chamou a atenção de Ondrej Brom. O modelo estava em estado lastimável debaixo de uma árvore na República Tcheca. Brom fez uma oferta de 60 mil coroas tchecas (cerca de R$ 10 mil) e levou o besouro para casa. Após uma delicada raspagem da carroceria, ele descobriu que se tratava do Fusca de chassis número 20, ou seja, o mais antigo que se tem história no mundo.
Tecnicamente, o nome do carro é KdF-wagen Type 60. Ele foi feito em novembro de 1941 e só virou Volkswagen depois da Segunda Guerra. Sua restauração minuciosa começou em 1988. Brom era estudante e o dinheiro para fazer o Fusca como deveria demorava para cair na conta. ” Ele tinha uma camada de argila no meio das rodas, estava péssimo. Eu senti que devia levar ele de lá. O Fusca pertencia a um amigo do meu irmão”.
Depois de meticulosas remoções de tinta, raios X e pulverização de sujeira do veículo com produtos químicos usados pela polícia, o número de chassi foi finalmente descoberto sob camadas de ferrugem. A se pensar que foram mais de 20 milhões de unidades produzidas, ter o de número 20 é realmente motivo de muita alegria.
Veja mais: confira 19 fotos marcantes dos 50 anos do Opala
1/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
2/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
3/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
4/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
5/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
6/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
7/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
8/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
9/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
10/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
11/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
12/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
13/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
14/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
15/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
16/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
17/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
18/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
19/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Para quem pergunta sobre preço, Brom diz que não tem a menor intenção de vender o carro agora, já que ele ficou muito tempo restaurando o modelo e agora precisa curtir. Sobre as capas pretas sobre os faróis, na foto, elas são uma proteção para quando o carro está em movimento durante o dia, para não bater uma pedra e riscar o vidro.
Não deixe de ver o vídeo, é sensacional:
Fusca menos importante já foi colocado à venda por R$ 4 milhões
O dono do Fusca de número 20 já disse que não quer vender o carro. Mas se o fizesse, ia encher os bolsos de dinheiro. Um modelo bem menos importante, de 1964, está sendo vendido nos Estados Unidos pelo equivalente a quase R$ 4 milhões. A unidade tem apenas 35 quilômetros rodados marcados no hodômetro. O dono, Rudy Zvarich, nunca usou o pobre besouro abandonado.