Redação

23/11/2018 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 25/11/2018 | 11:21

Fusca mais antigo do mundo é restaurado

Fusca Type 60 de 1941 de chassis número 20 foi achado debaixo de uma árvore cheio de lama grudada. Ele começou a ser restaurado em 88

Fusca Type 60 1941 Crédito: Ondrej Brom/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O Volkswagen Fusca é um dos carros antigos mais amados do mundo. Seu perfil popular, vindo da intenção de ser acessível a todo mundo, e sua proximidade do nazismo alemão fazem de sua história uma das mais ricas da indústria.

Mas foi seu desenho inconfundível, criado por Ferdinand Porsche, que chamou a atenção de Ondrej Brom. O modelo estava em estado lastimável debaixo de uma árvore na República Tcheca. Brom fez uma oferta de 60 mil coroas tchecas (cerca de R$ 10 mil) e levou o besouro para casa. Após uma delicada raspagem da carroceria, ele descobriu que se tratava do Fusca de chassis número 20, ou seja, o mais antigo que se tem história no mundo.

+ Audi A1: O foguetinho da era digital

Continua depois do anúncio

+ Carros são retirados de edifício garagem incendiado em Liverpool

Tecnicamente, o nome do carro é KdF-wagen Type 60. Ele foi feito em novembro de 1941 e só virou Volkswagen depois da Segunda Guerra. Sua restauração minuciosa começou em 1988. Brom era estudante e o dinheiro para fazer o Fusca como deveria demorava para cair na conta. ” Ele tinha uma camada de argila no meio das rodas, estava péssimo. Eu senti que devia levar ele de lá. O Fusca pertencia a um amigo do meu irmão”.


Depois de meticulosas remoções de tinta, raios X e pulverização de sujeira do veículo com produtos químicos usados pela polícia, o número de chassi foi finalmente descoberto sob camadas de ferrugem. A se pensar que foram mais de 20 milhões de unidades produzidas, ter o de número 20 é realmente motivo de muita alegria.

Veja mais: confira 19 fotos marcantes dos 50 anos do Opala

Veja mais: detalhes da galeria

Para quem pergunta sobre preço, Brom diz que não tem a menor intenção de vender o carro agora, já que ele ficou muito tempo restaurando o modelo e agora precisa curtir. Sobre as capas pretas sobre os faróis, na foto, elas são uma proteção para quando o carro está em movimento durante o dia, para não bater uma pedra e riscar o vidro.


Não deixe de ver o vídeo, é sensacional:

Fusca menos importante já foi colocado à venda por R$ 4 milhões

O dono do Fusca de número 20 já disse que não quer vender o carro. Mas se o fizesse, ia encher os bolsos de dinheiro. Um modelo bem menos importante, de 1964, está sendo vendido nos Estados Unidos pelo equivalente a quase R$ 4 milhões. A unidade tem apenas 35 quilômetros rodados marcados no hodômetro. O dono, Rudy Zvarich, nunca usou o pobre besouro abandonado.


Notícias relacionadas

Notícias

Honda NSX que foi de Ayrton Senna está em leilão na Inglaterra

História

Lançado há 35 anos, Kadett ainda é popular no Brasil; relembre a história

Notícias

Acura NSX 1992 é encontrado após 30 anos parado

Notícias

VW Golf 50 anos: relembre as oito gerações do hatch ícone da marca

OFERTAS 0KM
R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

VER TODAS AS OFERTAS