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Fusca volta mais masculino e nervoso
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Fusca volta mais masculino e nervoso

Luís Felipe FigueiredoO nome voltou, mas o carro está bem diferente. O Fusca, como passa a se chamar no Brasil... leia mais

02 de dez, 2012 · 4 minutos de leitura.

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 Fusca volta mais masculino e nervoso

Luís Felipe Figueiredo

O nome voltou, mas o carro está bem diferente. O Fusca, como passa a se chamar no Brasil o Volkswagen Beetle, tem nova base nesta segunda geração – usa a do Golf VI. A anterior, de 1998, era do Golf 4, como o feito aqui, e trocou o insosso motor 2.0 de 116 cv pelo de igual cilindrada, mas com turbo e injeção direta de gasolina, que gera 200 cv. Seu visual também mudou, para ficar mais “masculino”.

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Segundo informações da fábrica, a meta é atrair mais compradores, uma vez que o carro já é bem visto pelas compradoras.

Feito em Puebla, no México, o hatch parte de R$ 76.600 com câmbio manual. Com o automatizado de dupla embreagem são R$ 80.990. As duas caixas têm seis marchas.


Em relação ao anterior, o Fusca cresceu 15,2 centímetros no comprimento. Agora de 4,28 metros. Também ganhou 8,4 centímetros na largura (1,81 metro). Mas a altura diminuiu 1,2 centímetro, para 1,48 metro.
Visto de lado, o Volks está com a linha de cintura mais alta. Isso colabora para sua maior imponência – e o tal jeito “másculo”.

Com a mudança da base, o Fusca agora traz suspensão traseira independente, do tipo multibraço (a anterior era por eixo de torção). A dianteira é McPherson.

De série há air bags dianteiros e laterais, freios ABS, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema multimídia com tela sensível ao toque e pneus 215/55 com rodas de 17”.


O painel tem novos mostradores (temperatura do óleo, cronômetro e pressão do turbo) e perdeu o vasinho de plástico. A parte superior do porta-luvas lembra a dos primeiros Fusca.

Entre os opcionais estão teto solar (R$ 2.850), faróis bixenônio (com LEDs para uso diurno), a R$ 3.680, pneus 235/45 R18 (por R$ 2.050) e o sistema de som da Fender, fabricante de guitarras e amplificadores, a R$ 1.630.
A posição de dirigir é perfeita, ajudada pelas regulagens de altura e distância do volante. O banco acomoda bem e apoia corretamente o corpo em curvas.

Ao volante, o “besouro” mostra vigor e desempenho dignos de um esportivo. Pouco lembra a mansidão do anterior.
Há um pouco mais de espaço atrás. Mas é pouco para que dois adultos encontrem conforto ali.


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