Os brasileiros fazem fila nos postos de combustíveis pelo País desde o início desta quinta-feira, 10 de março. O motivo é a alta de 18,8% no preço da gasolina que a Petrobrás vende às refinarias, e de 24,9% no óleo diesel. O reajuste chega catapultado pela Guerra na Ucrânia e pelos dois meses de congelamento de preços. Por isso a corrida para encher os tanques.
Trata-se do maior reajuste no valor dos combustíveis desde 2016. E esse aumento logo chegará aos consumidores. Segundo números da Federação Nacional dos Postos de Combustíveis (Fecombustíveis), o preço médio do litro da gasolina vai passar dos atuais R$ 6,57 para cerca de R$ 7,02. Já o diesel vai subir de R$ 5,60 para algo como R$ 6,48 o litro.
Novos memes
Uma das formas de o brasileiro lidar com o aumento dos combustíveis são os famosos memes da internet. Desde ontem, surgiram várias novas imagens que, assim, tentam tratar do tema com bom humor. Em uma delas, temos o vidro do perfume fictício “Gota de Gasolina”, da “Shell”. Noutro, o boneco Caco, dos Muppets, lê uma receita para fazer gasolina caseira.
Já o meme abaixo revela o sentimento ao pagar tão caro pelo litro da gasolina. Bem como nos outros combustíveis, como diesel e etanol. A imagem compara os preços a órgãos importantes do corpo humano.
Ainda é possível economizar com combustível?
Para ajudar nessa missão, o Jornal do Carro traz a seguir algumas dicas básicas que podem ajudar a poupar gasolina. Nesse sentido, é de conhecimento geral que tais preços servem apenas como base. Em um simples giro pela capital paulista, é possível, então, encontrar postos que já vendem gasolina comum a R$ 6,99/R$ 7. Ou seja, tem muito dono de posto de combustível se aproveitando da situação, e “enfiando a faca” no consumidor, sobretudo em bairros mais nobres da cidade.
Alguns cuidados importantes
Para o consumidor, é difícil driblar os altos preços dos combustíveis. Assim, a saída é tomar medidas preventivas. Dentre delas, a manutenção adequada do veículo e o estilo de condução mais sensato, sem acelerações bruscas, por exemplo.
Antes de qualquer coisa, fique de olho no combustível que está comprando. Preste atenção na qualidade da gasolina que coloca no tanque do carro. Quanto melhor é, mais alto será o rendimento do motor. Não há necessidade de usar combustível aditivado. Basta que ele não seja “batizado”, e, portanto, tenha a qualidade exigida pela ANP.
Calibrar os pneus é fundamental
Outra dica é encher os pneus. Quanto mais murchos, maior o atrito com o piso, e, assim, maior o esforço do motor. Portanto, mantenha a calibragem em dia e verifique, de preferência, semanalmente. E atenção: a checagem deve ser feita sempre com os pneus frios.
Da mesma forma, a manutenção do veículo é essencial. Isso evita situações como, por exemplo, filtro de ar sujo, que reduz a admissão de ar no motor – e o faz gastar mais. Certifique-se de que cabos e velas de ignição estejam em pleno funcionamento. Afinal, a má queima resulta em desperdício de combustível e, consequentemente, maior consumo.
Os filtros interferem na qualidade da mistura levada à câmara de combustão. Ou seja, é preciso substituir assim que necessário. Sempre respeite os prazos indicados no manual do fabricante. O alinhamento da direção, por exemplo, deve ser feito a cada 10 mil km – ou se o veículo sofrer danos ou trafegar, com frequência, por vias irregulares. Rodas desalinhadas elevam o atrito e, portanto, afetam o consumo.
Peso extra desnecessário
Também conhecido por “peso morto“, os quilinhos extras precisam ficar de fora do carro. Nada de levar objetos de um lado para o outro sem necessidade. Afinal, peso exige maior esforço do motor. O porta-malas, de preferência, deve permanecer vazio.
Na hora de dirigir, nada de sair fritando pneus, fazendo manobras bruscas e freando agressivamente. Dirija de forma tranquila. Isso, afinal, ajuda a economizar de combustível. Mantenha acelerações graduais, tente se antecipar à frenagem (aliviando o acelerador com antecedência) e evite “esticar” marchas. Realize trocas em faixas em rotação médias. Quanto maior o giro do motor, mais combustível será injetado.
Por fim, nunca é demais lembrar que, pela manhã, não é necessário esperar o motor esquentar. Exceção apenas para os automóveis equipados com carburador. E, mesmo em dias de calor, evite dirigir com as janelas abertas na estrada. A ação aumenta a resistência aerodinâmica e eleva o consumo, por causa da corrente de ar que entra no habitáculo. Por outro lado, não abuse do ar-condicionado. O equipamento também aumenta o consumo de combustível.
Abasteço com gasolina ou etanol?
Se ainda assim não estiver satisfeito e preferir abastecer com etanol, sempre mais barato, lembre-se de fazer a conta para descobrir o que vale mais a pena. Basta um cálculo simples.
Para saber se a gasolina está mais vantajosa que o etanol (ou vice-versa), divida o valor do litro de etanol pelo do litro da gasolina. Se o resultado for igual ou inferior a 0,7, a vantagem é do etanol. Resultados superiores a 0,7 indicam que vale mais a pena abastecer com o derivado do petróleo. Isso acontece porque, com a gasolina, o motorista pode ter mais autonomia com a mesma quantidade de combustível.
Na prática, se um veículo tem média de consumo de 10 km/l com gasolina e 7 km/l com etanol, a gasolina será 43% mais econômica. Nesse sentido, com um tanque de 50 litros, o carro abastecido com gasolina percorrerá 500 km. Já com etanol, andará só 350 km. Então, faça as contas!