No fim de abril, a General Motors revelou, na China, o Chevrolet Tracker RS. Uma das principais novidades do SUV esportivo no país oriental é o painel completamente novo. Bem como cravamos aqui no Jornal do Carro, o componente, de fato, equipará a nova geração da picape Montana. A confirmação veio da própria fabricante.
De acordo com a GM, para se diferenciar da concorrência, a nova Montana terá um interior que inova em estilo. Em nome da sofisticação e da versatilidade, a picape vai estrear a nova multimídia MyLink, “que traz um design inédito para modelos Chevrolet na região”. Assim, dá para cravar que se trata da mesma central disponível no Tracker RS, com uma tela integrada ao quadro de instrumentos. No modelo chinês, cada display tem 10,25 polegadas.
No vídeo divulgado pela GM, é possível ver a nova tela multimídia, mas também é possível ver o quadro de instrumentos mais simples, o mesmo do Tracker nacional feito em São Caetano do Sul (SP). Ou seja, fica a expectativa pela adoção do novo quadro de instrumentos digital com a tela de 10″. Vale lembrar que, além da nova multimídia, a nova Chevrolet Montana vai estrear também o sistema com atualizações remotas pelo ar (“Over The Air”).
Acabamento caprichado
Da mesma forma, a futura picape intermediária da GM promete entregar melhor acabamento e mais funções. No vídeo, a marca fala que “a sensação (dentro da nova Montana) é que se está a bordo de um verdadeiro SUV”. Ou seja, acredita-se que haverá melhorias nos materiais de revestimento, com materiais sensíveis ao toque no painel, bem como outras soluções. É o caso do console central mais alto, por exemplo, onde fica o freio de estacionamento eletrônico.
“A marca promete mais de 50 padrões de acabamento, que variam conforme a função e aplicação do componente. Observamos inclusive como o conjunto reage a diferentes condições de luminosidade”, diz Alexandre Ameri, gerente de Design da GM América do Sul.
Outros detalhes
Indo além da promessa de uma posição mais elevada de guiar, e das formas e acabamentos de portas, consoles e painel, que prometem inovar o segmento, a Montana, ademais, oferecerá espaço interno extra. “O uso de materiais mais leves e resistentes para a carroceria dispensam a necessidade de um motor muito grande para empurrar o veículo”, diz o comunicado. Entretanto, a marca continua mantendo essa informação em sigilo.
Contudo, o chamado “motor menor” permitiu aumento da área destinada à cabine e, portanto, sem abrir mão do espaço destinado à caçamba. A GM promete, assim, o melhor aproveitamento de espaço da categoria. Ou seja, mais vantagem frente à Fiat Toro e Renault Oroch.
Mais semelhanças com o Tracker
É bem provável que a nova Montana ofereça não apenas o acabamento e as telas do Tracker RS. Feitos na mesma plataforma modular GEM, a picape brasileira e o SUV asiático devem compartilhar, ainda, outras soluções. Dentre elas, o pacote de tecnologias. Alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e ponto cego, Wi-Fi nativo, carregador por indução para smartphones e permissão de atualização remota do sistema, por exemplo, estão entre as apostas.
Cabe recordar que, no começo de setembro, o Jornal do Carro teve o primeiro contato com a Montana. O encontro, todavia, aconteceu – repleto de restrições – dentro de um laboratório do campo de provas da General Motors do Brasil, em Indaiatuba (SP). Camuflado, o modelo não teve detalhes estéticos exibidos. Em fase final de testes, a novata terá produção iniciada no fim deste ano na fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP). Às lojas, chega no começo de 2023.