Você está lendo...
GM demite 2.700 funcionários após confisco de fábrica na Venezuela
Notícias

GM demite 2.700 funcionários após confisco de fábrica na Venezuela

Ministro do Trabalho nega acusação e afirma que o Estado tem incentivado setor automobilístico

Redação

25 de abr, 2017 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Marco Bello/Reuters

A subsidiária da General Motors na Venezuela demitiu 2.700 funcionários nesta segunda (24) por meio de mensagens de texto. De acordo com a Reuters, empregados relataram ter recebido indenização trabalhista em suas contas bancárias.

A companhia alega que a unidade instalada na cidade de Valência foi confiscada pelo governo chavista em uma decisão que seria “ilegal”. O ministro do Trabalho do país, Francisco Torrealba, nega o confisco e classifica a acusação como “absolutamente falsa”.

“O Estado venezuelano reconhece a importância deste setor e, a propósito desse reconhecimento, pôs a serviço das montadoras um conjunto de ferramentas de financiamento e outras formas de apoio para que essas fábricas fossem reativadas e atingissem sua máxima capacidade de produção”, declarou durante entrevista à emissora de televisão estatal.

Publicidade


A multinacional diz que moverá ações legais contra o governo de Nicolás Maduro. Ela afirma ter sido confiscada como resultado de um processo movido por duas concessionárias locais – em 2000, ambas abriram uma ação contra a GM, acusando-a de não entregar 10 mil veículos já pagos.

O encerramento das atividades da GM na Venezuela já havia sido anunciado no último dia 20. Conforme relataram funcionários à Reuters, desde o início de 2016 a empresa não produzia carros no país

Deixe sua opinião