Você está lendo...
GM do Brasil desenvolverá carros para emergentes
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

GM do Brasil desenvolverá carros para emergentes

A General Motors do Brasil pretende se transformar no maior centro de desenvolvimento de modelos voltados a mercados emergentes do grupo. O Cobalt, cuja versão conceitual foi mostrada no mês passado no Salão de Buenos Aires, é o primeiro desses carros

28 de jul, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 GM do Brasil desenvolverá carros para emergentes

RAFAELA BORGES

A General Motors do Brasil pretende se transformar no maior centro de desenvolvimento de modelos voltados a mercados emergentes do grupo. O Cobalt, cuja versão conceitual foi mostrada no mês passado no Salão de Buenos Aires, é o primeiro desses carros. “Ele é adequado a países da Ásia, entre eles a China”, diz o presidente da GM América do Sul, Jaime Ardila.

A versão definitiva do Cobalt será lançada no País entre o fim deste ano e o início de 2012, para ocupar o lugar deixado pelo sedã Astra, atualmente oferecido somente para frotistas. De acordo com Ardila, o novo carro foi totalmente desenvolvido pelas equipes de engenharia e design da filial brasileira da GM.

Publicidade


Na divisão dos centros de tecnologia da empresa pelo mundo, o Brasil ficou com as picapes e a Coreia do Sul, com modelos compactos – mesmo segmento do Cobalt. “Os sul-coreanos estão se especializando em carros pequenos para países desenvolvidos da Europa e os EUA (a exemplo do Spark)”, diz Ardila.

Isso abriu espaço para que o Brasil possa se dedicar a carros, de qualquer segmento, voltados aos emergentes. “São países com clientes que têm menor capacidade de compra e legislação diferente (na comparação com EUA e Europa)”, explica Ardila.

De acordo com o executivo, exportar serviços tecnológicos está se tornando um bom negócio para a GM do Brasil. “Exemplos disso são o desenvolvimento de arquiteturas globais e assessoria em motores flexíveis.”


Ele diz que, neste ano, a filial deve faturar US$ 500 milhões com a exportação de serviços tecnológicos, ante os US$ 300 milhões arrecadados em 2010.

O centro de desenvolvimento da GM do Brasil também foi responsável pela criação do protótipo Colorado Rally. A versão definitiva será um modelo global e, no Brasil, substituirá a picape S10 até o início do ano que vem.


Deixe sua opinião